Brasileiros aguardam aposentadoria do INSS mas este fator deixa muita gente PREOCUPADA

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por muitos pagamentos de benefícios no país. Porém, brasileiros aguardam pela aposentadoria e um fator importante tem preocupado muita gente.

Brasileiros aguardam aposentadoria do INSS mas este fator deixa muita gente PREOCUPADA
Brasileiros aguardam aposentadoria do INSS mas este fator deixa muita gente PREOCUPADA. (Imagem: FDR)

Mais de 7 milhões de pessoas no Brasil estão na fila do INSS à espera de aposentadoria, pensão ou outro tipo de benefício. O tempo médio entre a entrada do pedido e a liberação é de 70 dias no país, mas há estados em que ultrapassa cinco meses.

Há dez anos, em junho de 2013, a espera era de 23 dias. Naquela época foram concedidos pouco mais de 419 mil benefícios. Em junho deste ano, último mês com dados disponíveis, foram liberados 459.676 benefícios. Os números são do BEPS (Boletim Estatístico da Previdência Social), divulgado mensalmente pelo governo.

Espera pode passar de cinco meses, a depender da região. A fila do INSS varia de acordo com o estado. A falta de servidores é o grande responsável pela demora na análise e liberação de benefícios. Em dez anos, o número de servidores passou de 39 mil para 19 mil.

Solicitação facilitada do auxílio doença do INSS

Para aqueles cidadãos que estão interessados em obter acesso ao benefício do auxílio doença, é possível ter direito à renda com um pouco mais de facilidade.

Assegurados do INSS que já estão com perícias médicas agendadas podem solicitar o benefício por incapacidade (antigo auxílio-doença) por meio de análise documental e ter o benefício concedido mais rápido. A análise documental funciona por meio do Atestmed.

Com isto, não será necessário que os cidadãos enfrentem uma grande fila para ir presencialmente à uma agência e serem avaliados por um profissional. Esta mudança visa reduzir o número de filas de espera no seu programa, que vem sendo bastante criticado pela falta de atendimento e tempo de espera.

O segurado pode solicitar o benefício apresentando apenas o atestado. É possível fazer isso através destes caminhos:

  1. Pelo site meu.inss.gov.br ou APP MeuINSS, já que é preciso anexar ao requerimento documentos médicos ou odontológicos que indiquem necessidade de afastamento das atividades habituais.
  2. Solicitações de benefício por incapacidade realizadas pela Central 135 serão agendadas e poderão ser transformadas em AtestMED, desde que o cidadão anexe a documentação necessária para a análise de forma remota.