A Receita Federal vai pagar o 4º lote da restituição ainda nessa última semana de agosto. Mais de 6 milhões de contribuintes serão beneficiados nessa penúltima etapa da devolução do Imposto de Renda 2023; maior parte dos beneficiados são idosos. Saiba mais!
6,1 milhões de contribuintes, esse é o total de pessoas que receberão o 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Nesse penúltimo lote a Receita Federal deve destinar um montante de R$ 7,5 bilhões para fazer os pagamentos.
A restituição é feita aos brasileiros que pagaram mais impostos do que deveriam ter pagado. A alíquota mínima de imposto é de 7,5% e a máxima é 27,5% em todo o país.
Quando será pago o 4º lote da restituição 2023?
O pagamento do 4º lote do Imposto de Renda 2023 será feito na próxima quinta-feira, 31. A consulta aos contribuintes inseridos nele já pode ser feita através do site da Receita Federal, em “Meu imposto de renda” e depois clicar em Restituição.
Esse lote é formado por:
- 11.960 Idosos com mais de 80 anos;
- 86.427 Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.065 Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- 30.453 Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 219.288 Contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a pré-preenchida ou optarem pelo recebimento via PIX;
- 5.761.117 Contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 29 de maio.
Vale lembrar que aquelas pessoas que caíram na malha fina não receberão a restituição até que corrijam os pontos necessários.
Entre as situações podem levar a Receita Federal a uma análise mais detalhadas, a chamada malha fina, estão: omissão de um rendimento; valor ou informações incorretas, entre outras. O valor é depositado na conta informada durante a entrega da declaração.
Caso o contribuinte não faça o saque a restituição no prazo de 1 ano, deve requerê-lo através do Portal e-CAC, disponível na página da Receita Federal.
Basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O 5º e último lote da restituição de 2023 deve ser pago no dia 29 de setembro.