CadÚnico Consulta

O serviço de CadÚnico consulta permite que as famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas do Governo tenham acesso a uma série de informações. Entre elas, se a situação do seu cadastro está regular, quais benefícios estão em seu nome, além da possibilidade de renovação. 

CadÚnico Consulta
CadÚnico Consulta (Imagem: FDR)

Ainda não sabe como fazer a consulta ao CadÚnico? Descubra abaixo todas as informações sobre este procedimento, e tire suas dúvidas.

Introdução ao CadÚnico

O CadÚnico é a plataforma pública do governo em que ficam reunidos os dados das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ao se inscrever exclusivamente de forma presencial nesta plataforma, o grupo familiar fica disponível para ser selecionado em programas sociais.

Embora estar no Cadastro Único não seja garantia para entrada direta nestes programas, esta participação é critério determinante para conseguir o acesso ao benefício. Porque vai gerar uma numeração de NIS (Número de Identificação Social) para cada membro da família, e confirmar que vive em situação de baixa renda.

Quem pode se cadastrar no CadÚnico?

O cadastro no CadÚnico é um ponto importante para conseguir receber ajuda do poder público, seja prefeitura, estado ou governo federal. Fica permitida a entrada dos seguintes grupos na plataforma de dados:

Como se cadastrar no CadÚnico

Para se inscrever no CadÚnico é preciso que um responsável familiar, pessoa maior de 16 anos e de preferência uma mulher, compareça na agência do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Vale reforçar que algumas unidades não permitem o atendimento sem antes agendar, por isso a recomendação é entender como funciona o procedimento no seu município para não perder viagem.

O passo a passo incluí:

Agora, a família fica disponível para ser selecionada em programas sociais como o Bolsa Família. 

Consulta ao CadÚnico

A consulta ao CadÚnico fica disponível para todos aqueles que já estão na plataforma. E segundo o Ministério do Desenvolvimento Social serve para consultar:

Existem dois tipos de verificação, a consulta simples e completa, veja como fazer em cada uma das opções.

Consulta simples

Neste momento não há necessidade de fazer login, basta preencher o formulário.

Consulta completa

MUDANÇAS NO CADASTRO ÚNICO: GOVERNO COBRA NOVOS DOCUMENTOS E REGRAS NO CADÚNICO

Atualização do CadÚnico

A atualização do CadÚnico é um procedimento obrigatório e que deve ocorrer no mínimo a cada dois anos. O prazo fica ainda menor em situações esporádicas como:

Para fazer a atualização do Cadastro Único é preciso:

Emissão de Comprovante da Inscrição

O comprovante de cadastro no CadÚnico pode ser usado para diferentes situações. Como, no pedido pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada) no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), na isenção de alguma taxa em concursos e vestibulares, e na comprovação de cotista por baixa renda. 

Para emiti-lo é fácil:

Agendamento e Centros de Atendimento

O agendamento no CRAS é importante para conseguir a inscrição no CadÚnico, para isso é preciso:

Algumas unidades do CRAS fazem atendimento por ordem de chegada, ou distribuem senhas.

Agendamento CadÚnico João Pessoa

Entre em contanto com:

Agendamento CadÚnico Campina Grande

Dicas e Recomendações

Ainda em dúvidas sobre como funciona o processo de consulta do Cadastro Único?.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile