ALERTA! MEI cancela o cadastro de mais de um milhão de pessoas

Para você que trabalha no ramo informal e é um dos milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) do país, é fundamental saber sobre isto. Em poucos dias, mais de um milhão de pessoas terão o seu cadastro invalidado. Veja como evitar que isto aconteça abaixo.

Empréstimo ESPECIAL é autorizado para milhares de brasileiros com valor inédito
ALERTA! MEI cancela o cadastro de mais de um milhão de pessoas
(Imagem: FDR)

Os Microempreendedores Individuais (MEI) receberão um aviso muito importante nos próximos dias. Este aviso será referente às pendências financeiras que podem estar vinculadas ao seu CNPJ. A partir do momento da leitura deste documento, o cidadão terá até 30 dias para renegociar suas dívidas.

Para que um MEI tenha a sua atuação legalizada, é preciso que ele faça uma contribuição mensal. É possível que você não esteja realizando este pagamento e isto constará no relatório. Portanto, caso você busque seguir atuando de maneira legal e sem dívidas vinculadas ao seu nome, trate este caso com atenção.

Caso este seja o seu problema, o seu nome está, neste exato momento, na Dívida Ativa da União (DAU). Não se preocupe pois você pode fazer a remoção do seu CNPJ após o pagamento das dívidas. No caso do pagamento total, será possível ter desconto de juros e acréscimos devido ao tempo de atraso.

Através do Portal do Simples Nacional, o cidadão que é MEI tem acesso à diversas informações sobre o seu cadastro. Além disto, também é possível verificar se existem pendências financeiras vinculadas ao seu nome. Confira abaixo até quando você terá para limpar o seu cadastro.

MEI: se atente ao prazo de quitação

A partir do dia 1º de janeiro de 2024, muitos ciclos se iniciam. Porém, para quem for MEI e não limpar o seu nome, terá um início de ciclo mais difícil. Sem que haja a quitação das suas dívidas, você terá uma série de novos obstáculos em sua frente. Principalmente no âmbito financeiro, onde o MEI sentirá o peso.

As oportunidades de crédito são essenciais para aqueles que trabalham com o seu próprio negócio. Sem que suas dívidas sejam quitadas, estas oportunidades virão cada vez menos. Portanto, é recomendável que você busque renegociar as suas dívidas e tenha acesso à uma melhora financeira.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.