EXTRAORDINÁRIO! Notícia sobre o PIS/PASEP comove os celetistas com 1 salário mínimo

Depois da suspensão dos pagamentos do PIS/PASEP em 2020, ano de maior crise da pandemia de Covid-19, os trabalhadores ficaram preocupados. Sempre há dúvidas sobre a continuidade da liberação deste benefício, e quando ele deve acontecer. Uma notícia importante foi recém divulgada e deve alegrar quem espera boas novas.

EXTRAORDINÁRIO! Notícia sobre o PIS/PASEP comove os celetistas com 1 salário mínimo
EXTRAORDINÁRIO! Notícia sobre o PIS/PASEP comove os celetistas com 1 salário mínimo (Imagem: FDR)

Em 2020 com a pandemia de Covid-19 a ordem mundial foi de que houvesse o fechamento de complexos que estimulasse fluxo de pessoas. Com isso, comércios, empresas e até mesmo transportes foram pausados. Para autônomos houve o receio de não conseguir manter seus funcionários, por isso os recursos do PIS/PASEP foram destinados ao BEm (Benefício Emergencial).

Foi o BEm responsável por garantir pelo menos metade do valor do salário dos trabalhadores com carteira assinada, enquanto o empregador pagava a outra parte. Dividindo as custas com a empresa o governo ajudou a manter milhões de empregos, com o critério de que aquele funcionário não poderia ser demitido. No entanto, os recursos que seriam do abono salarial foram zerados.

Em 2020 deveriam ter recebido o PIS/PASEP quem trabalhou em 2019, mas não foi o que aconteceu. Com a mudança a ordem de pagamentos passou a ser outra, beneficiando aqueles que trabalharam dois anos antes. Isso significa que para quem trabalhou em 2019 o saque ficou disponível 2021. E neste ano receberam aqueles que atuaram dentro das regras em 2021.

PIS/PASEP para ano-base 2022 está garantido

Dificilmente uma nova suspensão de pagamentos do abono salarial vai acontecer. O que deve ser mantido é a ordem de liberação do PIS/PASEP considerando o ano-base retrasado. Isso significa que o próximo calendário de saque está garantido para 2024 e deve contemplar:

O valor a ser pago de abono salarial no próximo ano ainda não foi definido, porque depende do quanto será o salário mínimo de 2024. Por 1 mês trabalhado em 2022 será possível receber 1/12 do salário mínimo do próximo ano, e quantia vai subindo até chegar a 12 meses trabalhados e o direito de receber o valor completo do piso salarial.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile