Uma recente informação dada pela Serasa pode mudar os preços do seu aluguel. Afinal, o aluguel é uma preocupação de todos que têm contrato de locação ativo, seja para moradia, seja para trabalho. É importante se atentar para as informações sobre aluguéis repassadas pela Serasa.
Conhecido como “a inflação do aluguel“, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), o acumulado desse índice tem apresentado queda e ficado negativo. Isso pode influenciar no bolso de muitos brasileiros.
Além disso, o próprio IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), conhecido como “inflação oficial” e medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é também um indexador dos contratos de locação.
Devido a forma como o IGP-M é composto, ele é mais sensível ao dólar. Com a desvalorização da moeda diante do real, entre outros fatores, o indicador recuou 0,72%. No ano, o IGP-M acumula deflação (queda de preços) de 5,15%. Em 12 meses, a queda é de 7,72%.
Índices apresentando queda, o valor dos aluguéis vão cair?
Para saber como fica o reajuste aluguel do imóvel é preciso verificar no contrato de locação qual o indexador escolhido pelo proprietário para atualizar os valores.
Se for o IGP-M, que é o índice mais comum para esse tipo de contrato, quem teve a locação renovada em abril, maio, junho ou julho de 2023 teve motivos para comemorar.
Afinal, o acumulado do índice ficou negativo nesses quatro meses e, quando isso acontece, se o valor do aluguel não chega a cair, ao menos não sobe nem um centavo.
A notícia pode não ser das melhores para quem aluga e/ou vai alugar, mas olhando por uma perspectiva diferente, o aluguel não irá subir. Nesses casos, de variação negativa, o ajuste fica em zero.
Simulação da renovação dos aluguéis
Fazer o cálculo exato do reajuste no aluguel é simples. Basta saber:
- o índice que reajusta seu contrato;
- o mês de renovação do contrato;
- o valor do índice no acumulado de 12 meses.
É possível utilizar a calculadora abaixo para verificar em poucos segundos a correção dos valores.
Além disso, saber o valor do reajuste do aluguel não significa que esse acréscimo ou desconto será aplicado na prática. O valor final da locação deve ser negociado diretamente com o proprietário do imóvel ou com a imobiliária responsável pela administração do contrato.