A restituição do Imposto de Renda acontece ao decorrer do ano e o pagamento é feito em lotes. Agora, o 4º lote do pagamento está próximo de ocorrer e a expectativa é que mais de seis milhões de pessoas sem contempladas. Portanto, veja abaixo mais detalhes sobre o Imposto de Renda.
A partir da última quarta-feira, 23/08, a Receita Federal liberou a consulta pelo pagamento da restituição. A consulta serve para que o cidadão saiba se será contemplado, ou não, na próxima quinta-feira, 31/08. Esta será a data do pagamento referente ao quarto lote da restituição do Imposto de Renda.
A restituição nada mais é do que uma forma da Receita Federal devolver parte do valor pago pelo cidadão. Em casos positivos para o contribuinte, o pagamento ocorre. Porém, em casos negativos, é possível que o cidadão tenha que prestar contas novamente, que é o que acontece no caso da malha-fina.
Portanto, é fundamental que você dê a devida importância no momento em que estiver realizando a sua declaração. É recomendado que o contribuinte conte com a ajuda de um profissional contábil. Destas formas, não vai deixar valores de fora, o que pode levar o cidadão à ter graves problemas com a Receita Federal.
Para os contribuintes que verificaram que o pagamento será feito para a sua conta e quer saber como receber, fique atento(a) ao restante do texto abaixo e não tenha problemas com o saque do valor em conta. Lembrando que ainda teremos o quinto lote de pagamento, que será realizado em setembro.
Como ter acesso ao valor da restituição?
Para ter acesso ao valor, não é preciso de muita coisa. Isto porque o cidadão precisa passar a sua conta bancária de preferência no momento da declaração. Desta forma, caso a restituição seja liberada ao contribuinte, o valor já terá o seu destino confirmado. Este ano, tivemos uma novidade sobre este tema.
As pessoas que optaram pelo pagamento da restituição via chave PIX foram contemplados muito mais cedo. Isto porque estes brasileiros estavam na lista dos primeiros prioritários do Imposto de Renda. Assim como idosos, pessoas com deficiência e cidadãos com o magistério como principal fonte de renda.