INSS aprova a aposentadoria para brasileiros entre 20 e 30 anos; entenda os critérios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora está aprovando a aposentadoria para brasileiros que possuem entre 20 e 30 anos de idade. Apesar de não possuírem o tempo necessário de contribuição, o órgão encontrou uma forma destes cidadãos terem acesso à aposentadoria.

Atenção! 13° salário do INSS começa a ser pago essa semana; confira as datas
INSS aprova a aposentadoria para brasileiros entre 20 e 30 anos; entenda os critérios (Imagem FDR)

Agora, o INSS está ampliando a acessibilidade da população aos benefícios cedidos pelo órgão e jovens de até 30 anos podem ter acesso à aposentadoria. Isto pode ser solicitado para aqueles cidadãos que vivem com uma condição que os impede de trabalhar, como é o caso de doenças e deficiências.

Por vezes, um cidadão ainda consegue exercer a sua profissão com uma deficiência. Porém, em casos em que a pessoa não consegue mais, é fundamental que ela conte com o apoio do INSS para que o seu benefício seja pago mensalmente com o intuito de garantir uma renda ao cidadão.

Entre os benefícios, a aposentadoria por Incapacidade Permanente é cedido à cidadãos de toda idade a partir dos 18 anos. Então, para fazer parte deste auxílio, não é necessário que você exercido a sua profissão por mais de 30 anos ou ter feito a sua contribuição à Previdência Social ao longo da sua vida.

Outro benefício conhecido pelos cidadãos que entram em contato com o INSS é o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Este é baseado no valor do salário mínimo em vigor no país e é pago mensalmente aos cidadãos. Confira agora como fazer parte dos dois programas citados acima.

INSS: como ter acesso aos benefícios do órgão?

Para que você tenha acesso ao BPC ou até mesmo a aposentadoria por Incapacidade Permanente, é fundamental que você respeite os requisitos solicitados pelo órgão federal. Com isto, um dos passos é realizar a perícia médica do INSS, que é feita em uma agência do Instituto.

Além disto, é necessário que você mantenha os seus dados atualizados para que a Previdência Social saiba que você ainda precisa daquele valor para arcar com os gastos feitos decorrentes da sua necessidade de saúde. Algumas doenças como esquizofrenia, demência, Esclerose múltipla e Paralisia irreversível estão aptos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].