Sem dinheiro para pagar um boleto? Aprenda a pagá-lo pelo cartão de crédito

Sabe aquele momento em que o orçamento fica apertado e ainda restam boletos para serem pagos? O cartão de crédito pode te salvar em situações como esta. Sendo assim, saiba como pagar boleto usando seu cartão de crédito.

Sem dinheiro para pagar um boleto? Aprenda a pagá-lo pelo cartão de crédito
Sem dinheiro para pagar um boleto? Aprenda a pagá-lo pelo cartão de crédito (Imagem FDR)

É importante destacar que não são todos os tipos de boletos que podem ser pagos no cartão de crédito. Sendo assim é importante verificar se o boleto que deseja pagar pode ser quitado desta forma.

Como pagar boletos usando o cartão de crédito 

O passo a passo para pagar boletos com o cartão é o seguinte:

  • Acesse sua conta bancária através do aplicativo ou internet banking
  • Vá na a opção de pagamento;
  • Faça a leitura do código de barras;
  • Selecione a opção do cartão de crédito para descontar o valor;
  • Informe sua senha e confirme a operação.

Fique atento as taxas cobradas 

Apesar da praticidade de pagar boletos com seu cartão, a Serasa atenta para o fato de que esta pode não ser a melhor opção para os consumidores. 

Mesmo que o banco não cobre taxas pela utilização do serviço, o IOF faz com que possa não ser vantajoso pagar boleto com cartão. O Imposto por Operação Financeira é cobrado em todas as transações financeiras.

Sendo assim, caso  tenha dinheiro para pagar a conta agora, não utilize o cartão para não pagar nada a mais. já caso não tenha o dinheiro no momento, avalie a fundo se vale a pena se endividar por essa conta.

Parcelamento de boletos 

Diversos bancos já possibilitam que os clientes paguem contas e boletos usando o cartão de crédito. Existe ainda os aplicativos de pagamento de contas e carteiras digitais que também permitem esta prática.

É importante destacar que quase todos os tipos de boleto podem ser pagos com cartão de crédito, inclusive os de contas básicas, como água, luz e telefone, e até a fatura do próprio cartão de crédito. Desta forma, a funcionalidade pode ajudar em um momento de aperto financeiro.

Quem opta pelo parcelamento no cartão de crédito, de forma geral, pagará uma taxa a mais. O valor desta taxa varia de acordo com cada instituição ou plataforma.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.