PREOCUPANTE! 44% dos brasileiros podem ter sérios PROBLEMAS com a aposentadoria no futuro

Atualmente, grande parte dos brasileiros tem a intenção de obter uma aposentadoria oriunda da previdência pública. Apesar de todas as discussões que surgiram ao longo da reforma da previdência proposta ainda no governo Michel Temer, 44% dos trabalhadores planejam contar com a aposentadoria do INSS.

PREOCUPANTE! 44% dos brasileiros podem ter sérios PROBLEMAS com a aposentadoria no futuro
PREOCUPANTE! 44% dos brasileiros podem ter sérios PROBLEMAS com a aposentadoria no futuro (Imagem: FDR)

Esta informação é da pesquisa realizada pelo planejador financeiro Eduardo Forestieri, da Planejar.

Grande parte dos brasileiros deseja contar com o INSS na aposentadoria

Eduardo os resultados de sua pesquisa sobre aposentadoria. Ela  revelou que 19% dos brasileiros acredita que seguirá trabalhando para se manter após se aposentar. Outros 9% disseram crer  que vão se manter com aplicações financeiras.

Já outros 4% que participaram da amostra acreditam que vão se manter com aposentadoria privada; 3% de aluguel ; 1% afirma que vai contar da ajuda dos filhos ou família e 1% das economias que possui.

Surpreende a porcentagem de pessoas que não sabem a maneira que vão se manter na velhice, 16%. Entre integrantes das classes D e E este percentual se eleva para 24%. Na classe C, a quantidade de pessoas nesta condição é de 15% e nas A e B, 9%.

Entre as pessoas que tem a intenção de viver do INSS, o percentual cresce entre as classes D e E. Nestas duas classes, 50% das pessoas tem a intenção de viver desta maneira. Já na classe C, a quantidade é de 44% e nas classes A e B 35% desejam viver do INSS.

Importância da preparação para a velhice 

O planejador financeiro, ao apresentar seu levantamento, chamou a atenção para a necessidade das pessoas se prepararam para a velhice, seja qual for a maneira como irão aplicar o dinheiro com esse objetivo.

“Pode ser em previdência privada, pode ser em poupança, pode ser guardando no colchão. Mas todos têm seus benefícios e malefícios”, disse ele, segundo o Valor Investe.

O profissional ressaltou ainda que as pessoas podem contar com a previdência pública, independentemente de sua renda ou regime de trabalho. Atualmente, a previdência pública beneficia 30 milhões de brasileiros, sendo que deste total, 64% recebem um salário mínimo.

Por fim, ele ressaltou que o INSS está enfrentando mudanças. Sendo assim, os planos de quem deseja contar com a previdência pública para se aposentar podem mudar.

Diante disso, ele chama a atenção para a importância da previdência privada, onde o trabalhador pode depositar o valor que desejar e resgatar o benefício no futuro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.