ITAÚ anuncia lançamento de investimentos ISENTOS de tributação e clientes AGRADECEM

O Itaú, sempre em movimento para oferecer novidades aos seus clientes, lançou um novo investimento isento de tributação. A novidade animou os clientes. Veja todos os detalhes.

ITAÚ anuncia lançamento de investimentos ISENTOS de tributação e clientes AGRADECEM
ITAÚ anuncia lançamento de investimentos ISENTOS de tributação e clientes AGRADECEM (Imagem: FDR)

Juntamente com três gestoras independentes, Vinland, Absolute e Legacy, a equipe de Fund of Funds (fundo de fundos) do Itaú criaram a “RF Infra Total Return”, família de fundos de renda fixa que insetos de isenção de Imposto de Renda e “come-cotas”, iniciativa inédita no país.

Itaú lança novo investimento 

Esta isenção na tributação é oriunda da forma de estruturação dos fundos “Vinland RF Infra Seleção”, “Absolute Hiker RF Infra Seleção” e “Legacy Capital RF Infra Seleção”. 

Fora os investimentos em renda fixa nacional e internacional, com gestão ativa, esses produtos investem ainda em ativos incentivados de crédito privado ligados ao setor de infraestrutura, sendo assim, com isenção de IR.

“Você não vai pagar imposto porque os fundos só investem em ativos isentos. É um universo menor de ativos passíveis de investimento, mas que é representativo dentro da classe de renda fixa”, explicou ao E-Investidor Pedro Barbosa, encarregado pela área de Fund of Funds do Itaú Unibanco.

O pontapé para a elaboração desta nova categoria de fundo foi de uma iniciativa de Pedro, com intuito de competir com o sucesso de ativos isentos, como Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs).

O patrimônio líquido das LCIs e LCAs, de acordo com dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), aumentou respectivamente 67,59% e 75,99% entre os anos de 2021 e 2022, ao passo que o PL de fundos de renda fixa cresceu 12,86% no mesmo intervalo de tempo.

“Agora, essa nova categoria de fundo  é isenta e possui gestão profissional, que é uma grande vantagem”, explicou Barbosa ao E-Investidfor. 

Estes três novos fundos são voltados para pessoas físicas, com taxa de administração máxima de 1,1% ao ano, taxa de performance de 25% do que ficar acima do CDI, e target de retorno variando de CDI+2% a CDI+4%.

Como investir 

Os interessados podem fazer investimentos a partir de R$1 através do aplicativo íon Itaú e através dos canais digitais da instituição. Neste primeiro momento, só será possível aplicar caso seja cliente do Itaú.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.