Crédito consignado do INSS bate RECORDE de reclamações em 2023

O crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos tipos de empréstimo mais populares do mercado. Vantajoso para o banco que tem o pagamento em dia, as taxas de juros são menores. No entanto, para o consumidor este tipo de serviço tem causado muita confusão.

Crédito consignado do INSS bate RECORDE de reclamações em 2023
Crédito consignado do INSS bate RECORDE de reclamações em 2023 (Imagem: FDR)

Segundo a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, de janeiro a junho foram registradas 42.879 reclamações sobre o crédito consignado do INSS. Chama atenção o fato do volume atual ser 270% maior do que as 11.594 ocorrências em igual período do ano passado. Ou seja, de um ano para outro muita coisa mudou neste tipo de modalidade.

Hoje, o aposentado ou pensionista tem direito de comprometer até 45% do seu salário com pagamentos consignados, quando há desconto direto na folha. Desse total, 35% são exclusivos para empréstimo, outros 5% destinados ao cartão de crédito e mais 5% ao cartão de benefício consignado caso seja uma escolha do segurado.

De acordo com o Instituto, hoje 16.995.121 aposentados e pensionistas têm algum crédito consignado do INSS ativo em seu nome. Em março deste ano, depois de algumas confusões envolvendo o governo, a taxa máxima de juros cobrada nesta modalidade caiu para 1,97% ao mês. O que tornou a operação mais vantajosa para o cidadão que tem interesse em solicita-la.

Reclamações sobre o crédito consignado do INSS

O sistema da Senacon, responsável por registrar os dados sobre as reclamações relativas ao crédito consignado do INSS, reúne 26 Procons estaduais, o do DF e mais de 600 Procons municipais. Juntos, eles atendem uma média mensal de 150 mil consumidores.

Só no Procon de São Paulo, de janeiro a julho deste ano foram 8.413 reclamações, número que corresponde a quase uma queixa a cada hora. No levantamento da Senacon, entre janeiro e junho deste ano as principais causas de reclamações envolvendo o empréstimo consignado foram:

  • cobrança por serviço/produto não contratado/não reconhecido/não solicitado – 20.024;
  • cobrança indevida/abusiva para alterar ou cancelar o contrato – 4.291;
  • cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos/não informados – 2.117;
  • renegociação/parcelamento de dívida – 2.007;
  • não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço – 1.515; e
  • demais problemas – 12.925.

Para registrar uma queixa formal contra um banco ou financeira a respeito do crédito consignado do INSS, qualquer pessoa pode procurar o Procon do seu estado de forma online ou presencial e registrar a sua reclamação.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com