Brasileiros COMEMORAM novidades no INSS para antecipar os pagamentos

Depois de muita pressão pública o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem traçado planos para melhorar o seu atendimento. O número de pedidos na fila de espera é a grande polêmica envolvendo o órgão, já que ultrapassa 1,7 milhões de requerimentos. Para barrar esse aumento foi anunciada mais uma novidade.

Brasileiros COMEMORAM novidades no INSS para antecipar os pagamentos
Brasileiros COMEMORAM novidades no INSS para antecipar os pagamentos (Imagem: FDR)

O INSS tem buscado formas de acelerar a concessão dos benefícios previdenciários. Hoje, o tempo máximo que deveria ser de até 90 dias para ter acesso a um auxílio pode ultrapassar 180 dias, para salários por incapacidade o prazo exigido é menor, de 45 dias, mas ele dificilmente é cumprido. Além disso, novos pedidos chegam todos os dias e vão se acumulando.

Recentemente, ao ser questionado sobre o assunto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que responsabilizaria os culpados pela crise e exigiria um novo comportamento. Foi então que novos projetos foram sendo colocados na Previdência Social. Como, o uso de atestado médico para perícia documental, o anúncio de um concurso para aumentar o número de funcionários, e mais.

A recente novidade envolvendo o INSS é o interesse em aumentar o uso de concessões automáticas dos pedidos. Isso significa que para benefícios mais simples, quer dizer, menos burocráticos, seja possível conseguir a sua aprovação imediata contando com pouquíssima ajuda do INSS. Esta deve ser a prioridades do novo presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto.

Quais os planos do INSS para acelerar as concessões?

O INSS tem uma série de planos e propostas que devem ser colocadas em prática ainda neste ano a fim de diminuir o tempo de espera para receber um benefício social. Para isso, terá que aprimorar a inteligência artificial e a mão de obra braçal dos seus funcionários.

Está dentro do plano de metas:

  • Até dezembro deste ano conceder 50% dos benefícios de maneira automática;
  • 30% dos pagamento alternativos de benefícios (PABs) pagos quando há atraso na liberação, sejam concedidos de forma automática;
  • Reduzir de 12 para 7 dias o tempo de espera entre o agendamento e atendimento nas agências do INSS;
  • Diminuir de 78 para 55 dias o tempo de espera para passar por avaliação social, processo exigido no pedido de BPC (Benefício de Prestação Continuada);
  • Atualizar e melhorar os dados disponíveis no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

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Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com