Quer começar a investir bem? Levantamento aponta ONDE você deve investir

Pontos-chave
  • Veja as corretoras mais bem avaliadas
  • Confira dicas especiais para começar a investir

Muitas pessoas estão entrando ou planejando entrar no mundo dos investimentos. Diante disso, é importante ter uma base de por onde começar. Sendo assim, confira dicas de qual corretora de investimentos escolher para começar a investir bem. 

Quer começar a investir bem? Levantamento aponta ONDE você deve investir
Quer começar a investir bem? Levantamento aponta ONDE você deve investir (Imagem: FDR)

Escolher bem a corretora onde irá abrir uma conta é um dos primeiros passos mais importantes para quem quer começar a investir. Porém, esta não é uma escolha fácil. 

É necessário avaliar várias questões como serviços ofertados, home broker, taxas, registros e certificações, reputação, entre outras coisas.

As melhores corretoras para investir bem 

Com foco nesta questão, o portal E-Investidor pediu ao site Reclame Aqui um levantamento dos 47 perfis de corretoras que estão cadastradas na plataforma. Nos sete primeiros meses deste ano, foram registradas no Reclame Aqui 16.949 reclamações gerais. 

É importante destacar que este levantamento foi realizado com base apenas em critérios avaliados através da plataforma do Reclame Aqui e existem outros fatores, em uma análise mais vasta, que podem ser levados em consideração para construir um ranking com as melhores corretoras para investir.

As reclamações que mais aparecem são relacionadas a: qualidade do serviço, cobrança indevida, mau atendimento, problemas com login e senha e propaganda enganosa.

Critérios do Reclame Aqui

O ReclameAqui possui alguns critérios para dar a nota para as empresas. Estes critérios são:

  • Índice de Resposta (IR) – Porcentagem de reclamações respondidas, sendo que apenas a primeira resposta é considerada;
  • Média das Avaliações (Nota do Consumidor) (MA) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à média aritmética das notas (variando de 0 a 10) concedidas pelos reclamantes para avaliar o atendimento recebido.
  • Índice de Solução (IS) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, consideraram que o problema que originou a reclamação foi resolvido. Essas reclamações são representadas pelo ícone de status verde.
  • Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) (IN) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, informaram que, sim, voltariam a fazer negócios com a empresa.

Para cálculo da Avaliação do Reclame AQUI (AR) é feita uma média ponderada baseada nestes critérios acima.

Todos os critérios possuem valores que variam de 0 a 100, com exceção da Média (varia de 0 a 10), assim o valor da média das avaliações é multiplicado por 10, para estar na mesma escala das demais.

Todas as empresas que atingem índices de atendimento considerados como excelentes, recebem o selo RA1000.

Corretoras com melhor reputação neste ano 

Dito tudo isso, confira as corretoras mais bem avaliadas no Reclame Aqui:

 
CORRETORA REPUTAÇÃO Índice de solução
Genial Investimentos RA1000 92,9%
modalmais RA1000 91,1%
Clear Corretora ÓTIMO 95,1%
Rico Investimentos ÓTIMO 89,1%
NuInvest ÓTIMO 85,8%
Tesouro Direto ÓTIMO 78,9%
XP Investimentos BOM 88%
Avenue BOM 80,3%
Pagou Fácil Paschoalotto REGULAR 63%
10º Exness NÃO RECOMENDADA 50%

Como foi possível perceber a única corretora do ranking classificada como não recomendada é a Exness. Seu índice de respostas ficou igual ou inferior a 50%.

Dicas para começar a investir

Para quem tem medo de se iniciar no mundo dos investimentos, a primeira dica é: comece! Esta dica é óbvia, porém o pontapé inicial é essencial para se familiarizar e passar a ter confiança no mundo dos investimentos. Ultimamente as pessoas estão mais abertas e confiantes com este universo.

Comece com pouco e vá investindo mais com o tempo, porém, o primeiro passo pode ser pequeno. Para sentir mais segurança, separe uma quantia em dinheiro que não fará falta e invista através de sua corretora.
Abra uma conta

Para começar a investir, é preciso abrir conta em uma corretora de valores. Estas contas na maioria das corretoras são gratuitas e não possuem taxa de manutenção. Com isso, você pode abrir uma conta em mais de uma corretora para conferir qual delas é a melhor pra você.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.