PROCON faz importante orientação para consumidores afetados pelo APAGÃO

Após apagão que deixou estados no escuro, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) se pronunciou. Uma das orientações é que os consumidores que foram afetados com pela falta de abastecimento de energia formalizem as reclamações.

PROCON faz importante orientação para consumidores afetados pelo APAGÃO
PROCON faz importante orientação para consumidores afetados pelo APAGÃO. (Imagem: FDR)

Na manhã da terça-feira (15), o Brasil foi pego de surpresa pela suspensão da energia elétrica. O que parecia ser algo local, na verdade foi um apagão que atingiu todo o país e trouxe diversos danos aos brasileiros.

Com a suspensão do fornecimento de energia, tanto consumidores quanto empreendedores devem ter sofrido danos. E é possível recorrer ao Procon.

Apagão atrapalha a vida dos brasileiros nesta terça

De acordo com a CNN, foram registrados relatos de queda de energia em 25 estados e no Distrito Federal.

A ONS enviou uma nota à CNN Brasil e explicou que aconteceu uma interrupção de “16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil”, às 8h31. As causas da ocorrência seguem sendo apuradas.

Ainda foi dito que a recomposição da transmissão de energia já foi iniciado em todas as regiões afetadas. Até 9h16, 6 mil MW já haviam sido recompostos.

Como receber pelos danos causados pelo apagão?

Pessoas que tiveram equipamentos danificados podem registrar reclamações no Procon. Cada concessionária de energia elétrica poderá ser responsabilizada e obrigada a pagar pelos transtornos causados.

Nesse caso, você precisa acionar a concessionária imediatamente após fazer um levantamento do seu prejuízo. Na reclamação você terá que registrar quais foram os equipamentos afetados e quais os danos causados pela suspensão na energia elétrica.

Os consumidores também podem registrar as reclamações através do site do Procon ou ir até os postos de atendimento próximos às suas localidades. Para isso, é necessário apresentar as notas fiscais dos produtos danificados, além de laudos técnicos que atestem o motivo do dano.

É importante que essa reclamação seja feita com total verdade, afinal, a concessionária poderá solicitar uma vistoria para confirmar os prejuízos. Você pode, por exemplo, fazer uma notificação por causa de alimentos estragados por falta de refrigeração.