CHOCANTE! Novo serviço do INSS antecipa a aprovação das aposentadorias de forma inusitada

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem se esforçado para alavancar a sua lista de serviços, a fim de melhorar seu atendimento. Foram muitas queixas sobre a demora na aprovação das aposentadorias e benefícios em geral. Por isso, um novo modelo de “funcionário” foi adotado para agilizar este processo.

CHOCANTE! Novo serviço do INSS antecipa a aprovação das aposentadorias de forma inusitada
CHOCANTE! Novo serviço do INSS antecipa a aprovação das aposentadorias de forma inusitada (Imagem: FDR)

De acordo com uma apuração feita pelo portal UOL, o uso de inteligência artificial pelo INSS tem ajudado a diminuir o tempo de espera pela aprovação das aposentadorias. Nos meses de fevereiro, abril e maio deste ano, o robô foi o responsável por 4 das 10 concessões de aposentadorias. Isso significa que pelo menos um terço dos pedidos é atendido por robôs.

A ideia é ajudar na mão de obra braçal que conta com déficit de funcionários, inclusive com um concurso público já anunciado para suprir esta demanda. Com o uso da tecnologia o trabalho que seria devolvido por um funcionário que analisaria todos os documentos agora é feito automaticamente pelo sistema. Diminuindo o tempo de espera, mas gerando também algumas confusões.

Tornou-se público o caso de um homem que solicitou a aposentadoria e obteve em seis minutos a resposta negativa do INSS. Isso porque, o sistema entendeu que ele não tinha direito de receber o benefício por falta de documentação. Este é um dos pontos criticados por especialistas, o de que o robô não faz uma análise minuciosa como um funcionário humano tem a capacidade de fazer.

Uso de robô no INSS é bom para acelerar as aposentadorias?

O INSS tem avançado em questão de tecnologia de forma sucessiva. Tudo começou com o Meu INSS que substituiu a Central de Serviços em 2017. Desde então, todos os pedidos de benefícios previdenciários passaram a ser aceitos por este canal, evitando a presença nas agências e a longa espera por um atendimento.

Em dois anos e meio as decisões automatizadas, usando o robô, para análise de benefícios previdenciários cresceu 17 vezes. De 2% em janeiro de 2021 para 35% em junho de 2023. No entanto, embora seja um procedimento mais rápido, especialistas ouvidos pelo UOL alertam que:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
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