Se você for um dos milhões de trabalhadores formais do nosso país, é provável que conheça o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ele é um dos programas mais conhecidos pela população e agora ele possui uma novidade. Confira abaixo como realizar o saque inédito, cedido pelo programa.
Os trabalhadores formais, que são aqueles que exercem a sua profissão seguindo as normas do regime CLT e com a sua carteira de trabalho assinada, estão aptos ao recebimento de benefícios cedidos pelo governo federal. Entre eles, está o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), um dos mais conhecidos.
O intuito do FGTS visa garantir, como o seu próprio nome diz, um Fundo de Garantia para os trabalhadores que exercem a sua profissão formalmente. Nele, mensalmente é depositado uma pequena parcela do seu salário. Desta forma, em momentos complicados, o cidadão poderá realizar o saque sem problemas.
Este acúmulo de renda é feito com a ajuda do empregador, que fica responsável por realizar os pagamentos essenciais do trabalhador. Para que o cidadão possa realizar o saque parcial do saldo em conta, ele precisa estar vinculado ao programa e já ter escolhido uma das modalidades de saque disponíveis.
O saque rescisão é aquele que o cidadão opta por ter acesso ao saldo em conta em momentos difíceis, como é o caso de uma demissão sem justa causa. Porém, existem pessoas que escolhem uma outra forma de saque. Agora, este público está pronto para conseguir movimentar o seu dinheiro em conta; confira.
FGTS: como ter acesso ao saque inédito?
Para ter acesso ao saque inédito que foi liberado pelo FGTS, é essencial que você tenha a opção de saque aniversário selecionada. Nesta modalidade, criada sob governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o cidadão poderá realizar o saque parcial do saldo em conta todo ano, no mês do seu nascimento.
Agora, para os aniversariantes do mês de agosto, você tem a grande chance de realizar o saque do valor em conta e ter uma renda extra para chamar de sua. Então, caso você opte por isso, saiba que o tempo de retorno ao saque rescisão, utilizado para casos como demissão sem justa causa, é de dois anos.