Rotativo do cartão de crédito com dias contados? Entenda o que está em jogo

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas pela população brasileira. Porém, algo que vem sendo estudado é pelo Banco Central pode afetar a sua usabilidade do cartão nos próximos meses. Então, confira abaixo o que vem sendo ventilado internamente.

SERASA faz IMPORTANTE anúncio para quem tem CARTÃO DE CRÉDITO
Rotativo do cartão de crédito com dias contados? Entenda o que está em jogo (Imagem: FDR)

O cartão de crédito é amplamente utilizado pela população brasileira e é o causador de muitas dívidas ao redor do país. Isto porque a sensação de pagar algo sem estar com o dinheiro em mãos, por vezes, faz com que as pessoas esqueçam que precisam realizar o pagamento eventualmente.

Uma das grandes metas do governo federal é garantir que as pessoas do Brasil tenham uma ampliação em seu poder de compra, que acabou sendo diluído e reduzido cada vez mais ao decorrer dos últimos anos, principalmente após o período de pandemia onde milhões perderam os seus empregos.

Portanto, existe uma preocupação em cima desta temática e que precisam de mudanças práticas para algo de fato mude na vida dos brasileiros. Somente este ano, vimos o aumento no valor base do Bolsa Família, que passou para R$600, ampliando a qualidade de vida daqueles que vivem em situação complicada.

Além disto, o aumento do salário mínimo também foi pauta nos últimos meses, tendo em vista que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja reajustar o piso salarial anualmente, até o fim do seu mandato. Agora, você confere o que vem sendo estudado para o ramo de cartões de crédito.

O que pode ser mudado no cartão de crédito?

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é responsável por falar em nome da principal instituição monetária do país. O BC faz a regulação de diversas taxas, incluindo a taxa de juros, e também é responsável pela fiscalização de assuntos como o rotativo do cartão de crédito.

O rotativo nada mais é do que uma taxa que é cobrada sobre o valor que precisa ser pago pelo cliente, mesmo após o prazo inicialmente estipulado de pagamento. O presidente do Banco Central afirmou que a extinção do crédito rotativo pode ser a solução de alguns problemas, como o de juros elevado no Brasil.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile