ÚLTIMA CHANCE! Programa de renegociação de dívidas termina HOJE e você precisa se apressar

Os brasileiros interessados em renegociar suas dívidas precisam se apressar. Isto porque termina hoje, 11, o Renegocia Brasil, programa de renegociação organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), juntamente com os Ministérios da Justiça e Segurança Pública. Veja os detalhes.

ÚLTIMA CHANCE! Programa de renegociação de dívidas termina HOJE e você precisa se apressar
ÚLTIMA CHANCE! Programa de renegociação de dívidas termina HOJE e você precisa se apressar (Imagem FDR)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública explicou, através de nota, que um dos objetivos centrais desta ação é evitar o superendividamento, com a garantia do mínimo existencial.

Renegocia Brasil: programa de renegociação de dívidas termina hoje

A pasta explicou que “o Renegocia! é uma iniciativa que visa criar um ambiente favorável para que consumidores com dívidas em excesso possam renegociá-las de maneira acessível e buscar soluções para sair dessa situação. O mutirão não se limita apenas a dívidas bancárias, mas abrange também outros tipos de débito, como dívidas com o varejo. Estão excluídas das negociações dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário”, em nota publicada pelo Notícias de Mogi.

De acordo com Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, atualmente existe 70 milhões de pessoas negativadas no país. Sendo assim, o Renegocia vai agir para tirar essas pessoas da inadimplência.

“O superendividamento atinge milhões de brasileiros e brasileiras. Ele acontece quando as pessoas não têm condições de saldar as suas dívidas sem colocar em risco a sua própria sobrevivência”, disse ao g1 Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor.

Como participar do mutirão?

Os interessados em participar do mutirão Renegocia devem procurar os órgãos de defesa do consumidor, entre eles, o Procon, o Ministério Público, Defensoria Pública e demais associações.

O governo federal informou que qualquer pessoa que possua dívidas em atraso pode participar do mutirão, que não terá limite de valores ou de renda.

Para participar é necessário levar seu documento pessoal e os contratos das dívidas.

Se não tiver, leve com você qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, e outros.

O mutirão engloba dívidas de setores diversos, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, e outros

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.