Fim do SAQUE-ANIVERSÁRIO do FGTS? Novo acontecimento deixa brasileiros ainda mais ANSIOSOS

O saque-aniversário é apenas uma das modalidades de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Porém, uma novidade está vindo por aí e vem fazendo com que os beneficiários do programa fiquem ansiosos para saber o que está por vir. Então, confira detalhes sobre o caso abaixo:

Brasileiros vão receber R$ 12,7 BILHÕES do FGTS; confira se você está na lista
Fim do SAQUE-ANIVERSÁRIO? Novo acontecimento deixa brasileiros ainda mais ANSIOSOS (Imagem: Montagem/FDR)

O FGTS é um dos programas mais conhecidos entre os trabalhadores formais do país. Nele, o governo montou um programa que serve como Fundo de Garantia para casos emergências, como uma demissão sem justa causa. Com o saldo, você pode optar pelo saque-rescisão ou saque-aniversário.

O saque-rescisão do FGTS é a forma padrão de usar o programa. Isto porque com esta modalidade de saque ativa, o trabalhador poderá sacar parte do seu saldo em conta assim que for demitido sem justa causa. No aplicativo, o cidadão escolhe a conta bancária desejada e o processo ocorre rapidamente.

Porém, no caso do saque-aniversário, o cidadão precisa optar pela modalidade. Com isto, o trabalhador só poderá sacar parte do seu saldo no mês do seu nascimento. Em caso de demissão, ele não poderá contar com o suporte financeiro do Fundo de Garantia, o que pode causar problemas ao cidadão.

Entretanto, o governo federal, principalmente o ministro do trabalho, Luiz Marinho (PT), estão buscando formas de alterar algumas medidas que são praticadas pelo FGTS. Então, confira abaixo o que está sendo estudado pelo governo e o que a população deve esperar para os próximos meses de estudo e levantamentos.

O que deve acontecer com o saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário do FGTS vem sido alvo de críticas por parte do ministro do trabalho desde o início do ano, onde o mesmo já declarou que vem estudando formas para acabar com a modalidade. De acordo com o ministro Luiz Marinho (PT), a modalidade criada pelo governo Bolsonaro é uma “armadilha”.

Porém, a extinção da modalidade terá que aguardar um pouco mais. A reunião que estava marcada para resolver a definição do saque-aniversário foi adiada. A reunião aconteceria nesta quarta-feira, 09/08, mas não será realizada. Por enquanto, ainda não há uma nova data para a decisão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.