Esperando um aumento salarial? Saiba qual é a hora certo de pedir

Pedir um aumento salarial pode ser um grande desafio para o trabalhador. Afinal, qual a hora certa para isso? Como pedir da melhor forma? E se o pedido for negado? São muitas questões que passam pela mente de quem deseja fazer o pedido.

Esperando um aumento salarial? Saiba qual é a hora certo de pedir
Esperando um aumento salarial? Saiba qual é a hora certo de pedir (Imagem: FDR)

O momento de pedir um aumento salarial é desafiador para o trabalhador, independente do seu setor de atuação. Antes de procurar os seus superiores, você precisa se atentar a alguns pontos, entre os principais estão as suas atividades no emprego.

O que analisar antes de pedir um aumento?

O primeiro ponto, já citado, é pensar nas suas atividades, você está cumprindo com elas? Como está o seu desempenho? Nesse quesito, é importante considerar a qualidade das suas ações e não a quantidade delas.

Outro ponto a considerar é o seu impacto no ambiente de trabalho, ou seja, o quanto você tem contribuído para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Sabe aquela ideia que você deu e solucionou um problema? É sempre bom lembrar nesses momentos.

Sabe aquele curso que você fez para melhorar o seu desempenho? É outro ponto que pode ser citado também.

A ideia é fazer mesmo uma lista realista, inclusive, você também pode listar suas metas.

Caso você pretenda propor um valor, leve um valor realista, nada de jogar um salário lá no alto que não cabe às suas funções.

Quanto pedir um aumento salarial?

Analise o cenário atual da empresa em que você trabalha, ela está passando por dificuldades? O setor que você atua está indo bem? Como está o desempenho da sua equipe de trabalho?

Caso a resposta de alguma dessas perguntas seja negativa, é ideal que você espere um pouco para pedir o aumento.

Pense o seguinte: A empresa tem condições de aumentar o meu salário nesse momento? Esse é um ponto bastante realista que pode te fazer esperar um pouco.

Caso esse não seja o momento ideal, aproveite para ver se você pode contribuir de alguma forma para a melhoria da empresa. Inclusive, esse pode ser o momento ideal para você se destacar e depois, no momento certo, pedir o aumento.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.