A falha ocorrida recentemente com o sistema do Itaú gerou grandes transtornos. Banco fora do ar e clientes querendo pagar contas, sacar salários e realizar transações no quinto dia útil de agosto, foram as situações ocorridas. Isso é possível ser evitado com simples ações.

Após os canais digitais do Itaú Unibanco ficarem fora do ar na segunda-feira (7), acenteu um alerta aos brasileiros com contas em bancos. Mais de 190 milhões de brasileiros têm relacionamento ativo com instituições financeiras, segundo dados do Banco Central. Ou seja, eles estão suscetíveis a transtornos como o registrado nesta segunda-feira com os clientes do Itaú.
Ao tentar acessar os serviços, os clientes do Itaú se deparam com a mensagem “Opa! Desculpe-nos. Estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde”. Já no internet banking, a página de acesso é mostrada como “não funcionando”.
Nas redes sociais, clientes relataram problemas para fazer login e também para utilizar o serviço de transferência via pix. Entre os principais problemas estavam o login no aplicativo móvel (69%), operações no internet banking (22%) e transações no Pix (10%).
O Itaú tem cerca de 100 milhões de clientes, que ficaram reféns da volta gradativa dos serviços disponibilizados.
Banco fora do ar: situações reversíveis
Todo e qualquer cliente bancário está suscetível a passar por situações complicadas quando o sistema fica fora do ar. Algumas dicas podem fazer a diferença para isso ser evitado.
- Pagamento de multas por atrasos
Clientes devem tentar negociar o não pagamento de multas por eventuais atrasos causados pela falha em serviços digitais dos bancos. Se isso não der certo, é possível procurar os direitos na Justiça. - Ataque de hackers
A situação pode ser pior se a falha tiver ocorrido por problemas relacionados à segurança digital, como um ataque de hackers. De todo modo, o consumidor pode buscar seus direitos no judiciário. - Ter mais de uma conta bancária
O indicado é que todos os brasileiros tenham mais de uma conta para lidar com adversidades como a instabilidade de um serviço bancário.