CONFIRMADO? Como fica o saque extraordinário do FGTS em 2023?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos benefícios cedidos aos trabalhadores formais do nosso país. Porém, existe um auxílio do programa que vem sendo estudado. Veja agora o que vem sendo ventilado dentro do governo federal para o saque extraordinário do FGTS.

FGTS emergencial: Veja o que já se sabe sobre liberação de R$1.045
CONFIRMADO? Como fica o saque extraordinário do FGTS em 2023? (Imagem: FDR)

O FGTS é apenas um dos muitos benefícios cedidos aos trabalhadores que exercem a sua profissão de maneira formal, com a carteira de trabalho assinada e seguindo as normas do regime CLT. Então, ele é amplamente conhecido pela população e por aqueles que tem acesso ao Fundo de Garantia.

Dentre os benefícios, poderíamos citar o seguro desemprego, aposentadoria, auxílio doença, auxílio acidente e até mesmo o salário maternidade. Então, existem muitas vantagens para aqueles que decidem migrar para o trabalho formal e garantir esses benefícios.

No caso do FGTS, o cidadão possui duas modalidades de saque. A primeira é o saque rescisão. Este pode ser feito pelos cidadãos a partir do momento em que é demitido sem justa causa. Com este saque, o trabalhador poderá sacar parte do seu saldo em conta para que consiga suprir com suas contas.

No caso do saque aniversário, o cidadão poderá realizar o saque de parte do saldo no mês do seu nascimento. Vale ressaltar que em caso de alterar para esta modalidade, será necessário aguardar dois anos para que retorne à modalidade antiga. Porém, vamos falar sobre a modalidade de saque extraordinário.

O que será feito com o saque extraordinário do FGTS?

Como o seu próprio nome diz, o saque extraordinário é tratado como uma exceção, algo extraordinário. Então, não há nada confirmado sobre o saque no ano que vem pois será necessário que algo fora do comum aconteça. O intuito do saque extraordinário é fornecer renda aos cidadãos em situações emergenciais.

Portanto, não há como afirmar que o saque terá validade no ano que vem. Porém, é fundamental que você saiba que as duas modalidades citadas ainda seguem vigor. Para os que fazem parte do saque aniversário e nasceram em agosto, você já está apto à realização do saque.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile