A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa Selic, juros básicos da economia, trouxe boas notícias. Isso motivou os bancos públicos a anunciarem taxas menores no empréstimo consignado. A Caixa apresentou uma proposta atrativa para um público específico.
A Caixa divulgou a redução nas taxas de juros do Crédito Consignado. A medida vale para beneficiários e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida vale a partir desta quinta-feira (3).
Rita Serrano, presidente da Caixa, manifestou otimismo com o cenário. “A medida contribui com a organização das finanças dos clientes, em conjunto com as atuais ações vigentes do banco de negociação de dívidas, e para o crescimento da economia do país”.
Em sua decisão, o Copom indicou que a Selic continuará a cair, amparada pela redução da inflação. Segundo comunicado do comitê, seus membros preveem cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões. A redução anunciada hoje foi a primeira após três anos.
A última vez em que o BC tinha reduzido a Selic havia sido em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.
Mudança nos juros do empréstimo da Caixa
Na Caixa Econômica Federal, as taxas do consignado de beneficiários do INSS passam de 1,74% para 1,70% ao mês a partir desta quinta (3). Isso representa uma diminuição total de 2,3%.
A redução das taxas pode trazer um alívio financeiro significativo para os clientes que utilizam o Crédito Consignado. Por exemplo, em um contrato de R$ 10 mil, com prazo de 84 meses, o cliente economizará um valor superior ao de uma prestação ao final do pagamento do contrato.
Essa medida é vista como uma oportunidade para que beneficiários e pensionistas do INSS possam obter crédito de forma mais acessível e com condições vantajosas, estimulando assim o consumo e a movimentação da economia.
Como garantir o empréstimo consignado da Caixa?
Para garantir o melhor atendimento aos clientes, a Caixa deu algumas orientações. A solicitação é que, os interessados entrem em contato com suas agências.
Além disso, é possível acessar o site oficial do banco para obter mais informações sobre as novas taxas e as condições para contratação.