NOME SUJO? Banco te ensina a limpar para conseguir EMPRÉSTIMO

Pontos-chave
  • Inter dá dicas especiais para negativados
  • Saiba como seu nome pode ficar sujo

Ficar com o nome limpo é o desejo de todos os brasileiros que estão endividados. Pensando nisso, um grande banco deu dicas importantes para conquistar esta meta e conseguir voltar a comprar e obter empréstimos. Confira os detalhes.

Banco digital ensina usuários a LIMPAREM O NOME e conseguirem EMPRÉSTIMOS
Banco digital ensina usuários a LIMPAREM O NOME e conseguirem EMPRÉSTIMOS (Imagem FDR)

Estamos falando do Banco Inter. A fintech preparou dicas especiais para brasileiros que estão com nome sujo e que desejam voltar a ter crédito.

Dicas especiais para voltar a ter crédito e obter empréstimos 

Segundo dados da Serasa, o último ano chegou ao fim com cerca de 70 milhões de brasileiros inadimplentes. Esta condição pode atrapalhar as metas das pessoas e deixar o dia a dia mais estressante.

Nome sujo: quando isso acontece?

Nome sujo é o termo popular que significa que o consumidor está com nome registrado nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e a Serasa, por exemplo. Isto acontece quando alguma dívida não é paga. Termos como negativado ou inadimplente também podem ser usados para casos como esse.

Caso você esteja enfrentando uma situação como essa, não se envergonhe. A possibilidade de ficar endividado em algum momento da vida é alta e pode acontecer por vários motivos.

Ficar com o nome sujo pode atrapalhar a vida da pessoa de diversas formas como, dificuldade para obter empréstimos, conseguir cartões de crédito, entre outras coisas.

Uma pessoa com dívidas, segundo a psicóloga Valéria Meirelles, embarca em um ciclo de negatividade que tem início com a confiança abalada.

Depois, essa pessoa passa por isolamento social, perda de emprego, separação conjugal, e isso pode causar outros transtornos psicológicos e comportamentais graves, como o desinteresse pela vida.

Como faço para limpar o meu nome? 

Limpar o nome é algo que vai ter ajudar bastante. Sendo assim, confira as dicas especiais do banco Inter.

Confira sua situação financeira

Antes de mais nada, é preciso verificar como anda sua situação financeira. Faça a consulta de seu CPF nas listas de negativados para conferir se possui dívidas em aberto. As listas atuais são:

Organize as finanças

Para conseguir controlar suas despesas, sempre anote tudo em um caderno ou planilha.

Desta forma você terá uma visão completa de onde o seu dinheiro está sendo gasto. Isto também te ajuda a não se perder em meio a tantos pagamentos que devem ser feitos.

Ao ter esse panorama geral, calcule o quanto da dívida poderá pagar à vista e parcelado, sempre com base no que você ganha e nas suas despesas mensais recorrentes. 

Se você tiver muitas dívidas, sempre dê prioridade às mais urgentes. Dívidas que crescem com passar do tempo deve estar entre as prioridades. Caso tenha dívidas com bancos e precise de um empréstimo ou de crédito, essa também pode ser uma de suas prioridades.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: GUIA COMPLETO COM 5 SEGREDOS COMPROVADOS PARA VIVER SEM DÍVIDA

Procure os credores 

Após saber quais são suas dívidas e para quem está devendo, é o momento de procurar seus credores e negociar diretamente com eles uma forma de pagamento.

Quando for renegociar, lembre-se de dar preferência para dívidas mais urgentes.

Aqui vale uma grande dica: só aceite uma proposta caso realmente possa arcar com ela. Caso tenha dúvidas sobre o cálculo da dívida, não deixe de questionar e não decida nada no impulso. É importante saber se ela cabe no bolso.

Cuidado para não contrair novas dívidas 

Após conseguir limpar seu nome, tenha cuidado para não se endividar de novo. Para que isso não aconteça é muito importante se reeducar financeiramente para controlar os seus gastos e ter as suas finanças bem planejada.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile