Milhares de brasileiros têm utilizado o aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal (CEF), para receber e consultar benefícios sociais, como o Bolsa Família e o antigo auxílio emergencial.
Além disso, um novo saque de até R$ 1.400 está sendo liberado pelo Caixa Tem, englobando depósitos de benefícios como o Bolsa Família, Auxílio Emergencial e PIS. No entanto, muitos usuários estão enfrentando problemas com o aplicativo bloqueado, o que impede a consulta do saldo ou a movimentação das quantias depositadas na conta digital.
Isso tem gerado preocupação, uma vez que não conseguem verificar se há valores a receber de benefícios ou auxílios. Para resolver a situação, é necessário realizar o desbloqueio do Caixa Tem. Somente após a liberação, os usuários poderão realizar consultas e efetuar saques de acordo com os valores disponíveis em suas contas digitais.
Quais são as causas do bloqueio no Caixa Tem?
Para saber se isso está acontecendo com você, entre no seu aplicativo e verifique se aparece alguma mensagem solicitando que você procure uma agência da Caixa Econômica para efetuar o desbloqueio. Se essa mensagem aparecer é porque algumas situações fizeram com que o aplicativo fosse bloqueado, entre elas podem ser:
- Irregularidades nos seus dados cadastrais;
- Vários CPFs cadastrados em um único dispositivo;
- Seu cadastro está com suspeita de fraude;
- Houve violação dos termos de uso do aplicativo;
- O usuário ultrapassou o limite de movimentação mensal da conta, que é de R$ 5.000 por mês.
Portanto, se seu acesso ao Caixa Tem foi bloqueado por alguns desses motivos, ainda existem algumas maneiras para resolver esse problema que vamos mostrar no próximo tópico.
Como desbloquear o Caixa Tem?
Se seu acesso ao Caixa Tem está bloqueado e você tem valores a receber, veja como fazer o desbloqueio por meio das instruções abaixo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem e faça login na sua conta;
- Em seguida, procure a opção “Liberar acesso”;
- Na sequência, um chat automático será aberto;
- Inicie uma conversa, siga as instruções e envie os documentos solicitados;
- Por fim, será feita a análise dos documentos e você deve aguardar o retorno da Caixa entre 24 e 48 horas.
Caso o desbloqueio não seja efetuado nesse período, será necessário desbloquear o aplicativo pessoalmente em uma agência da Caixa. Leve os mesmos documentos que foram solicitados pelo chat e solicite o desbloqueio.
O desbloqueio também pode ser solicitado em uma casa lotérica. O processo e a documentação solicitada é a mesma da agência da Caixa. Depois de resolver o desbloqueio, entre no seu aplicativo e verifique se o cadastro está atualizado.