Vale-gás volta em agosto e vai turbinar conta das famílias vulneráveis

Tendo o pagamento bimestral, o próximo calendário de transferências do vale-gás está marcado para este mês de agosto. O valor será liberado para as famílias que cumprirem com os requisitos, e deve ser capaz de ajuda-las a comprar um novo botijão de gás de 13 kg, aquele para uso domiciliar.

Vale-gás volta em agosto e vai turbinar conta das famílias vulneráveis
Vale-gás volta em agosto e vai turbinar conta das famílias vulneráveis (Imagem: FDR)

O pagamento do vale-gás começou no último ano, um programa inédito voltado a ajudar as famílias vulneráveis na compra de um item essencial, o botijão de gás de cozinha. No ano passado esse produto subiu de preço em todo país, era possível encontrar o botijão por mais de R$ 120 em alguns estados, segundo apuração da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Em meio as dificuldades de adquirir o botijão, algumas famílias acabavam usando fogão a lenha ou outros tipos de gases que colocavam sua saúde e vida em risco. Diante deste cenário, o governo federal aprovou que fosse criado um tipo de um auxílio financeiro capaz de financiar a compra desse item. Inicialmente, o valor oferecido era de 50% da média nacional para o botijão de 13 kg.

Entre os meses de agosto e dezembro de 2022, o vale-gás subiu para 100% da média nacional. E somente neste ano, após sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a cobertura de 100% do preço do produto foi mantida por lei. A liberação acontece a cada dois meses e prevê o início dos próximos depósitos a partir de 18 de agosto. 

Quando o vale-gás vai ser pago?

Para receber o vale-gás é preciso estar inscrito no Cadastro Único, com renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. Há prioridade para aqueles que já recebem o Bolsa Família, ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada), mas receber qualquer um desses programas não dá acesso direto ao auxílio para compra do botijão.

Tendo orçamento disponível o governo adiciona novas pessoas. O pagamento é feito por meio de transferência direta na conta do Caixa Tem. As datas seguem o mesmo calendário do Bolsa Família, contemplando um grupo por dia útil baseado no final do NIS (Número de Identificação Social).

Número final do NIS Data de pagamento
1 18 de agosto
2 21 de agosto
3 22 de agosto
4 23 de agosto
5 24 de agosto
6 25 de agosto
7 28 de agosto
8 29 de agosto
9 30 de agosto
0 31 de agosto

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile