Vale-gás volta em agosto e vai turbinar conta das famílias vulneráveis

Tendo o pagamento bimestral, o próximo calendário de transferências do vale-gás está marcado para este mês de agosto. O valor será liberado para as famílias que cumprirem com os requisitos, e deve ser capaz de ajuda-las a comprar um novo botijão de gás de 13 kg, aquele para uso domiciliar.

Vale-gás volta em agosto e vai turbinar conta das famílias vulneráveis
Vale-gás volta em agosto e vai turbinar conta das famílias vulneráveis (Imagem: FDR)

O pagamento do vale-gás começou no último ano, um programa inédito voltado a ajudar as famílias vulneráveis na compra de um item essencial, o botijão de gás de cozinha. No ano passado esse produto subiu de preço em todo país, era possível encontrar o botijão por mais de R$ 120 em alguns estados, segundo apuração da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Em meio as dificuldades de adquirir o botijão, algumas famílias acabavam usando fogão a lenha ou outros tipos de gases que colocavam sua saúde e vida em risco. Diante deste cenário, o governo federal aprovou que fosse criado um tipo de um auxílio financeiro capaz de financiar a compra desse item. Inicialmente, o valor oferecido era de 50% da média nacional para o botijão de 13 kg.

Entre os meses de agosto e dezembro de 2022, o vale-gás subiu para 100% da média nacional. E somente neste ano, após sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a cobertura de 100% do preço do produto foi mantida por lei. A liberação acontece a cada dois meses e prevê o início dos próximos depósitos a partir de 18 de agosto. 

Quando o vale-gás vai ser pago?

Para receber o vale-gás é preciso estar inscrito no Cadastro Único, com renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. Há prioridade para aqueles que já recebem o Bolsa Família, ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada), mas receber qualquer um desses programas não dá acesso direto ao auxílio para compra do botijão.

Tendo orçamento disponível o governo adiciona novas pessoas. O pagamento é feito por meio de transferência direta na conta do Caixa Tem. As datas seguem o mesmo calendário do Bolsa Família, contemplando um grupo por dia útil baseado no final do NIS (Número de Identificação Social).

Número final do NIS Data de pagamento
1 18 de agosto
2 21 de agosto
3 22 de agosto
4 23 de agosto
5 24 de agosto
6 25 de agosto
7 28 de agosto
8 29 de agosto
9 30 de agosto
0 31 de agosto

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile