INSS anuncia novo mutirão de análises para o BPC; descubra como participar

Buscando combater a fila de espera que chega a 1,7 milhões de requerimentos, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem feito sucessivas ações. Entre elas, o mutirão com análises dos pedidos de quem solicita o pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O próximo está marcado para esta semana.

INSS anuncia novo mutirão de análises para o BPC; descubra como participar
INSS anuncia novo mutirão de análises para o BPC; descubra como participar (Imagem: FDR)

O pagamento do BPC é destinado aos idosos com mais de 65 anos, e as pessoas com deficiência que não têm condições de trabalhar. Desde que estejam no Cadastro Único, e que possuam renda familiar de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa. Cumprindo esses requisitos, basta encaminhar ao INSS o requerimento para receber o benefício social.

Ao Instituto, cabe fazer a análise dos documentos e a perícia médica das pessoas com deficiência. Será por meio dessa perícia que será possível provar se o cidadão tem direito de receber a ajuda financeira todos os meses. É preciso que o perito entenda que a condição apresentada pelo solicitante o impede de atuar na sociedade e conseguir um emprego no mercado de trabalho.

É justamente esta etapa que está marcada para os dias 5 e 6 de agosto, na agência de Macaé, no Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro. A unidade fica na Rua Francisco Portela 569, no Centro. Outra agência que também foi escalada para o mutirão do INSS é a unidade de Duque de Caxias, localizada na Rua Marechal Deodoro 1.119, no bairro Jardim 25 de Agosto.

Como participar do mutirão do INSS?

Quem está com um pedido do BPC pendente, pode participar do mutirão do INSS. Hoje, o tempo de resposta por esse benefício chega a 180 dias, mas o governo está em busca de reduzir esse prazo para até 45 dias, e acredita que até o fim deste ano conseguirá alcançar a meta.

Na agência de Macaé não estarão sendo realizadas as perícias médicas, apenas em Duque de Caxias. A orientação é que conseguindo agendar a presença na unidade os interessados compareçam com todos os documentos necessários para comprovar dos requisitos que garantem o pagamento do benefício. 

O agendamento é feito via telefone:

  • Ligue para a Central de Atendimento número 135;
  • Escolha a opção “Agendamento”;
  • E siga as próximas instruções.

O atendimento via telefone funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com