O calendário de pagamentos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) entra em uma nova fase a partir de hoje (1). Milhões de pessoas poderão acessar o seu auxílio financeiro que estará limitado a 1 salário mínimo. Acompanhe exatamente quanto recebe, e como consultar quando a quantia vai cair na sua conta.
Desde o dia 25 de julho o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem feito a transferência de pagamentos para os aposentados, pensionistas e inscritos no BPC. Embora não seja um benefício previdenciário, em que não é exigida contribuição para receber o auxílio, o programa é uma responsabilidade do INSS que repassa o salário todos os meses aos contemplados.
Na primeira semana de depósitos foram beneficiados aqueles que têm direito de receber no máximo um salário mínimo, quantia equivalente ao piso da Previdência Social. E ainda, que têm o benefício com sequência numérica final 1 ao 5. Todos os meses esses são os primeiros contemplados pela transferência dos seus rendimentos.
Para os demais, aqueles cujo rendimento é maior que o piso ou que têm número de benefício com final do 6 ao 0, o calendário de pagamentos começa nesta terça-feira (1). No caso do BPC é depositado até 1 salário mínimo, o que equivale a R$ 1.320, na conta que foi informada quando o benefício foi aprovado. O titular ainda recebe um cartão magnético em seu nome que pode ser usado para o saque.
Calendário de pagamentos do BPC
Vale lembrar que o calendário de pagamentos do BPC atualmente ativo ainda é referente ao mês de julho. O cronograma de agosto começa a partir do dia 25, e também vai durar até os primeiros cinco dias úteis de setembro.
O idoso com mais de 65 anos, e a pessoas com deficiência incapaz de atuar no mercado de trabalho são os beneficiados por essa ajuda financeira. Desde que tenham renda familiar limitada a 1/4 do salário mínimo por pessoa, e estejam inscritos no Cadastro Único.
É responsabilidade do INSS receber o pedido do benefício, e realizar a perícia médica e perícia social dos solicitantes. Além de repassar o pagamento dos aprovados, o que acontece na seguinte ordem:
- Número de inscrição com final 1 – 25 de julho;
- Número de inscrição com final 2 – 26 de julho;
- Número de inscrição com final 3 – 27 de julho;
- Número de inscrição com final 4 – 28 de julho;
- Número de inscrição com final 5 – 31 de julho;
- Número de inscrição com final 6 – 01 de agosto;
- Número de inscrição com final 7 – 02 de agosto;
- Número de inscrição com final 8 – 03 de agosto;
- Número de inscrição com final 9 – 04 de agosto;
- Número de inscrição com final 0 – 07 de agosto.