Condutores de todo o Brasil precisam ficar atentos às alterações. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por uma série de mudanças e seu modelo atualizado começou a ser emitido em junho deste ano. Dentre as novidades, está uma tabela com novas categorias de condutores.
Muitos boatos nas redes sociais, devido as novas carteiras estarem sendo impressa com códigos como A1, B1, C1 e BE, estão criando dúvidas. Uma das alterações que mais chamaram a atenção do condutor é a inclusão de uma tabela com novas categorias.
As afirmações são sobre o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ter criado subcategorias de condutores, levando em conta a cilindrada, no caso das motos, e também se o câmbio é manual ou automático, no caso dos automóveis.
Desconhecidos da maioria dos brasileiros, muitas pessoas ficaram em dúvida se devem “atualizar” a respectiva categoria, submetendo-se a novos testes teórico e prático. Porém, as categorias de condutores não mudaram no Brasil.
O que mudou na CNH de acordo com o Contran
O Contran criou subcategorias para os motoristas. Foi levado em conta o câmbio manual ou automático no caso dos carros, além da cilindrada, no caso das motos. Em suma, estas subcategorias servem apenas para uma melhor fiscalização da CNH por agentes de trânsito estrangeiros.
Isto porque, o documento, agora, obedece a um padrão internacional, facilitando assim a fiscalização, neste âmbito. Ademais, cabe ressaltar que as categorias de trânsito no Brasil permanecem sendo 5, identificadas da seguinte maneira: A, B, C, D e E.
Mudanças gerais da CNH
Confira abaixo as principais mudanças referentes ao novo modelo da carteira de motorista:
- O campo de “Assinatura do Portador” agora fica abaixo da foto do motorista;
- O documento novo tem um campo para apresentar informações sobre possíveis restrições médicas dos condutores;
- As letras P apresentando permissão para dirigir, e a letra D apresentando motoristas que já tem a CNH definitiva, foram inclusas no documento;
- O novo modelo de CNH mostrará se o condutor utiliza a habilitação para exercer atividade remunerada;
- A nova CNH conta com o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), mesmo usado em passaportes
- Informações em inglês e espanhol.