Enquanto o Ministério da Educação ainda define como será o Ensino Médio no país, um estado sai na frente. Ao menos as escolas da rede estadual de um importante estado brasileiro sofrerão alteração no currículo em 2024. Entenda melhor!
O debate sobre o Novo Ensino Médio continua no Ministério da Educação, inclusive, o Consed fez algumas propostas recentemente. Enquanto o MEC não define como essa etapa será, um estado já definiu alterações para a educação na rede estadual de ensino em 2024.
O Novo Ensino Médio foi pensado para aproximar a educação da realidade dos jovens brasileiros, o que, de acordo com o MEC, é possível com a inserção dos itinerários formativos.
“A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade”, afirma o MEC.
Ensino Médio em São Paulo
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciou algumas mudanças para as escolas da rede pública estadual.
A primeira mudança é a redução de itinerários formativos oferecidos aos estudantes, que vai passar de 1 para3 apenas:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias + Matemática; Linguagens e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ensino Profissionalizante.
Para o governo de São Paulo, muitos itinerários atrapalhariam a oferta das aulas aos estudantes.
“Com o currículo anterior, a gente tinha onze horários nas escolas com a oferta de até 276 disciplinas diferentes. Isso criou uma hipercomplexidade de gestão, tanto para a dispensa das aulas aos professores, como para capacitar os docentes e elaborar materiais para cada uma delas “, explicou Renato Dias, diretor-pedagógico da Secretaria Estadual de Educação.
Os estudantes da rede estadual de São Paulo vão poder escolher os itinerários para 2024 entre agosto e setembro desse ano.
Além disso, a Secretaria de Educação também decidiu incluir uma nova disciplina no currículo escolar do ensino médio: Educação Financeira e Aceleração para Vestibular.
As escolas da rede particular do estado ainda podem escolher quantos e quais itinerários oferecerão aos estudantes.