A parcela anual do PIS/PASEP de 2023 começou a fazer as liberações dos contemplados em fevereiro. Desde então, a cada mês um novo lote de trabalhadores puderam acessar seu benefício. O calendário já finalizou todas as transferências, mas quem não foi sacar o dinheiro pode se prejudicar.
O pagamento do PIS/PASEP deste ano contemplou pelo menos 23,9 milhões de pessoas. O calendário começou em fevereiro e terminou em julho, com as transferências sendo feitas por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. O limite a ser recebido neste ano é de R$ 1.320, quantia equivalente ao salário mínimo do país. O valor sobe a cada mês trabalhado em 2021, ano-base.
São contemplados com o abono salarial aqueles que atuaram por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021, recebendo no máximo dois salários mínimos por mês. Além disso, é preciso ter emitido o número do PIS-PASEP há pelo menos cinco anos, e ter sido incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) que foi enviada pelo empregador.
O pagamento do PIS/PASEP é feito por dois bancos diferentes. Sendo que o PIS (Programa de Integração Social) é responsabilidade da Caixa Econômica, enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é transferido pelo Banco do Brasil. As regras para receber o abono salarial são as mesmas para os dois grupos.
Prazo limite para sacar o PIS/PASEP
O calendário de saque do PIS/PASEP terminou em julho, sendo que todos os grupos foram completamente contemplados. Existem porém, dois prazo importantes que precisam ser respeitados para conseguir resgatar a quantia, caso ainda não tenha recebido.
- Até 28 de dezembro de 2023;
- Até 5 anos a partir do ano do calendário.
Quem não fizer o resgate do abono salarial neste ano vai precisar esperar até o início do calendário do ano seguinte para conseguir receber.
Como sacar dentro do prazo
- Agências da Caixa, casas lotérica, depósito na conta de quem é cliente do banco, ou App Caixa Tem para o PIS;
- Agências do Banco do Brasil, Correios e depósito na conta de quem é cliente do banco para o PASEP.