Na próxima semana o governo federal vai fechar o sistema que libera o pagamento do PIS/PASEP. Essa informação já havia sido dada pelo Ministério do Trabalho, solicitando que aqueles com direito ao benefício procurassem os bancos para receber. No entanto, 10,5 milhões de pessoas ainda têm recursos para resgatar.
Até o dia 5 de agosto os trabalhadores com direito de sacar as cotas do PIS/PASEP poderão fazer o resgate do benefício. Trata-se de um montante de dinheiro, que pode chegar a R$ 3 mil para algumas pessoas, mas que foi praticamente esquecido no banco. A quantia é um direito de quem trabalhou com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988.
Em 2020 foi publicada uma Medida Provisória alterando as regras para receber essas cotas. Até então, o dinheiro era liberado apenas em situações específicas, como na aposentadoria do trabalhador, ao comprovar que adquiriu doença grave, ou ao alcançar 70 anos. Há três anos atrás, no entanto, esse público passou a ter direito de receber o benefício a qualquer tempo.
Naquele mesmo ano, todos os recursos das cotas do PIS/PASEP foram transferidos para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por isso, passou a ser responsabilidade apenas da Caixa Econômica Federal administrar todos os recursos. Quem precisa receber a quantia, seja trabalhador que atou na rede pública ou privada naqueles anos, deve procurar os canais da Caixa.
Como fazer o saque das cotas PIS/PASEP?
Os trabalhadores terão até o dia 5 de agosto para fazer o saque das cotas PIS/PASEP, caso contrário o dinheiro vai ser transferido do FGTS para o Tesouro Nacional. Ainda será possível solicitar o resgate do valor por um prazo de até 10 anos, mas por meio da apresentação de recursos administrativos.
Para receber a quantia agora e evitar problemas no futuro basta:
- Acesse o App FGTS e faça login;
- O sistema vai identificar o número do seu CPF, clique na mensagem “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
- O trabalhador deverá escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial);
- Verifique seus dados e selecione “Confirmar saque”.
Dependentes e herdeiros de pessoas falecidas também têm direito de receber esse benefício. No aplicativo do FGTS selecione “Outras opções de saque”, escolha a opção “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”, juntar os documentos necessários e confirmar a solicitação.