O Imposto de Renda é bastante conhecido entre os brasileiros. Isto porque é uma declaração que deve ser feita anualmente para aqueles que passam dos ganhos limites estabelecidos em lei. Porém, em alguns casos, é possível que você tenha acesso à restituição; confira as datas de pagamento.
A restituição do Imposto de Renda faz parte da fase de pagamentos feitos pela Receita Federal. Anualmente, as pessoas que ultrapassaram o limite de ganhos estabelecido pelo governo precisam efetuar e entregar a sua declaração do Imposto de Renda para que haja a fiscalização oficial do documento.
Desta forma, será possível que o governo federal e a receita consigam analisar as suas movimentações financeiras e verificar se houve a quitação completa do pagamento de taxas e impostos naturalmente cobrado por serviços. Então, é comum que haja a entrega da declaração do Imposto de Renda todo ano.
Este ano, o governo federal ampliou a faixa de isenção do Imposto de Renda para dois salários mínimos (R$2.640). Então, caso você receba a partir de R$2.640,01, é necessário que efetue a sua declaração. A data limite foi estabelecida em 30/05, mas ainda é preciso entregar, caso ainda não tenha sido feito.
Para aqueles que fizeram e entregaram a sua declaração, estas pessoas estão sujeitas ao recebimento da restituição, que nada mais é do que uma forma da Receita Federal devolver parte do valor que foi pago. Então, se você está neste grupo, confira agora as datas de pagamento já divulgadas pelo governo:
Quando será pago a restituição do IR?
A restituição do Imposto de Renda é feita em lotes. O primeiro lote foi pago ao grupo preferencial. Este incluí idosos, pessoas que possuem a sua maior renda vinda de magistérios, pessoas com deficiência e aqueles que decidiram receber o pagamento via chave PIX (CPF) ou realização a declaração pré-preenchida.
Porém, a grande maioria das pessoas recebem a partir do segundo lote, que já foi pago, em diante. Então, confira abaixo quais são as datas em que o seu saldo poderá ser sacado:
- 3º lote da restituição – 31 de julho;
- 4º lote da restituição – 31 de agosto;
- 5º lote da restituição – 29 de setembro.