IR 2023: Não vai receber terceiro lote da restituição? Confira próximas datas

Nesta semana, a Receita Federal abriu as consultas ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. No entanto, muitos contribuintes devem ter percebido que não foram incluídos neste lote. Se este é seu caso, saiba quando serão pagos os demais lotes de restituição do IR.

IR 2023: Não vai receber terceiro lote da restituição? Confira próximas datas
IR 2023: Não vai receber terceiro lote da restituição? Confira próximas datas (Imagem: FDR)

Neste ano, foram organizados cinco lotes de pagamento, entre os meses de maio e setembro. Os dois primeiros lotes já foram pagos e o terceiro será pago na próxima segunda, 31.

Próximos lotes de restituição do Imposto de Renda 

O próximo lote a ser pago é o 3º. Os pagamentos serão efetuados na próxima segunda, 31. As consultas a este lote já foram abertas.

Caso você não tenha sido incluído neste lote, ainda serão pagos mais dois. Confira:

  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

3º Lote de restituição

Neste lote, as pessoas vão receber juntas um montante de R$7,5 bilhões. Deste total, segundo a Receita, cerca de R$ 5,6 bilhões vão para contribuintes que possuem prioridade legal. Sendo assim, estão inclusos no 3º lote:

  • 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 95.047 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
  • 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.879.049 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 1.600.964 não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023

Como consultar a restituição do IR

Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. 

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores de maneira simples através do Portal BB, acessando esse link.

Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.