Um dos primeiros passos para confirmar se tem direito de sacar o abono salarial é ter acesso ao seu número do PIS (Programa de Integração Social). Será por meio dessa identificação que a consulta ao benefício poderá ser feita. A verificação deste número está disponível em diferentes canais.
Por meio do número do PIS o trabalhador vai conseguir acessar benefícios trabalhistas que tem direito ao atuar com carteira assinada. Entre eles: seguro-desemprego, abono salarial e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Embora a numeração seja simples de encontrar, não é comum que o trabalhador decore esse número porque ele não é perguntado com tanta frequência.
Vai ser por meio do PIS que os sistemas do governo conseguirão identificar o trabalhador e então conceder os pagamentos e benefícios que ele tem direito. Usando o número do CPF é possível conferir qual a sua identificação pelo PIS, basta acessar os canais certos.
Onde encontrar o número do PIS?
Existem pelo menos oito canais que disponibilizam o número do PIS para o trabalhador, a fim de que ele possa verificar qual a sua identificação e usar em outros portais conforme houver necessidade.
- Telefone do INSS: ligue para o número 135, digite seu CPF e escolha a opção 3 do menu eletrônico, ou 0 para falar com atendente. Confirme seus dados pessoais e ouça o número do PIS;
- Telefone da Caixa: ligue para o número 0800 726 0207;
- App Carteira de Trabalho Digital: no menu selecione “contratos”, em “+” será possível conferir dados como o PIS;
- App FGTS: na opção “endereço e dados pessoais”;
- App Caixa Trabalhador: na opção “Meu NIS” que é a mesma numeração do PIS;
- Carteira de Trabalho: no documento em papel na opção “Número do NIS ou NIT”;
- Meu INSS: na opção “Meu cadastro” em “Número do PIS/ NIS / NIT”.
Quem vai receber abono salarial em 2023?
Para inscrever novos grupos no abono salarial em 2023, foi preciso que o sistema do Ministério do Trabalho reconhecesse o número do PIS dos trabalhadores. O PIS é a numeração que identifica quem atua na rede privada, e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) quem trabalha como funcionário público.
Ganham acesso ao benefício neste ano quem:
- Trabalhou por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021;
- Recebeu no máximo dois salários mínimos por mês;
- Emitiu o PIS/PASEP há cinco anos;
- Foi incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) enviada pela empresa.