Julho está chegando ao fim e você ainda não recebeu o Bolsa Família? Confira pagamentos finais

Depois da informação de que o governo federal tem cortado mensalmente novos grupos do Bolsa Família, não ter recebido seu auxílio assusta o cidadão. Existem algumas razões que explicam o fato do depósito ainda não ter sido feito, por isso a orientação é sempre estar atento as regras de pagamento do programa social.

Julho está chegando ao fim e você ainda não recebeu o Bolsa Família? Confira pagamentos finais
Julho está chegando ao fim e você ainda não recebeu o Bolsa Família? Confira pagamentos finais (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Os depósitos deste mês começaram em 18 de julho, e segundo o Ministério do Desenvolvimento Social até o fim do mês 20,9 milhões de famílias serão beneficiadas. Embora tenha informado que 300 mil novos cadastrados foram aceitos no Bolsa Família, não passou despercebida a queda no número total de grupos beneficiados. Em junho foram 21,9 milhões de famílias recebendo. 

Com o corte de inscritos os titulares do benefício se sentiram ameaçados. Ainda mais, após a confirmação do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, sobre o cancelamento dos cadastros que deixarem de cumprir com os requisitos de acesso. Como, tendo renda familiar de no máximo R$ 218 por pessoa, e estar com os dados atualizados no Cadastro Único.

O cronograma de pagamentos do Bolsa Família em julho ainda não terminou, a previsão é que todos recebam o benefício em suas contas até 31 de julho, próxima segunda-feira. O dinheiro pode ser movimentado de maneira online usando o Caixa Tem, ou com o saque presencial em agências ou casas lotéricas.

Por que o Bolsa Família ainda não foi depositado?

Existem algumas situações que podem explicar o fato do Bolsa Família ainda não ter sido depositado na sua conta. Vale estar atento a essas regras para não se desesperar.

  • Ainda não chegou sua vez no calendário, com base no final do NIS (Número de Identificação Social) do titular do benefício;
  • O dinheiro caiu no Caixa Tem, por isso é preciso estar com acesso liberado nesse aplicativo para verificar;
  • Seus dados no Cadastro Único estão desatualizados, suspendendo temporariamente as liberações;
  • Se o acesso ao Caixa Tem estiver interrompido é preciso fazer o saque exclusivamente de forma presencial.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família

Para conferir o dia exato de pagamento e se continua ativo no Bolsa Família, basta consultar no aplicativo do programa ou no Caixa Tem.

Número final do NIS Data de pagamento
1 18 de julho
2 19 de julho
3 20 de julho
4 21 de julho
5 24 de julho
6 25 de julho
7 26 de julho
8 27 de julho
9 28 de julho
0 31 de julho

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]