Desde a última terça-feira (25) os aposentados e pensionistas já podem sacar o seu benefício. O pagamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é dividido em dois momentos, primeiro recebem aqueles com salário limitado ao piso e dias depois têm início aqueles com rendimento maior.
Embora o calendário do INSS comece com aqueles que têm rendimento limitado ao piso, isso não significa que é preciso aguardar todos desse grupo receberem para que um novo lote de pagamentos seja feito. Na verdade, dão início ao cronograma aqueles que recebem até um salário mínimo e com benefício de final 1 ao 5. Logo depois, o calendário já passa a contemplar os dois grupos.
Os depósitos duram em torno de dez dias úteis, e como têm início na semana que encerra o mês é comum que na primeira semana do mês seguinte ainda aconteçam os pagamentos. Mas, quem vai sacar o seu benefício no dia 7 de agosto, por exemplo, deve entender que o saque é relativo a folha de julho. Dessa vez não há nenhum abono extra, como ocorreu em junho com o 13º salário.
O mesmo calendário do INSS é usado para aposentadorias, pensões e auxílios pagos de forma temporária, como salário maternidade ou auxílio doença. Embora não seja um pagamento previdenciário, mas sendo repassado pela Previdência Social, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também segue a mesma ordem de liberação dos valores.
Calendário de pagamentos do INSS em julho
De acordo com o INSS, 37 milhões de pessoas vão receber o seu benefício neste mês. Para bancar todas as aposentadorias, pensões e auxílios, o poder público precisou desembolsar R$ 3 bilhões. Quem precisa conferir o valor a ser recebido pode encontrar essa informação no aplicativo Meu INSS, logo ao fazer login.
Os dados também estão detalhados em “Extratos de pagamentos” disponível no aplicativo. Para receber basta fazer a movimentação online no banco que tradicionalmente o salário é depositado, ou comparecer presencialmente na agência para o saque.
Para quem recebe até um salário mínimo
- Número final 1: 25 de julho;
- Número final 2: 26 de julho;
- Número final 3: 27 de julho;
- Número final 4: 28 de julho;
- Número final 5: 31 de julho;
- Número final 6: 01 de agosto;
- Número final 7: 02 de agosto;
- Número final 8: 03 de agosto;
- Número final 9: 04 de agosto;
- Número final 0: 07 de agosto.
Para quem recebe até o teto
- Número final 1 ou 6: 01 de agosto;
- Número final 2 ou 7: 02 de agosto;
- Número final 3 ou 8: 03 de agosto;
- Número final 4 ou 9: 04 de agosto;
- Número final 5 ou 0: 07 de agosto.