Os inscritos no Bolsa Família não recebem apenas o auxílio financeiro todos os meses. Em algumas ações promovidas tanto pelo poder público como por organizações privadas usam como critério para entrada de novos contemplados a inscrição neste programa social. Foi o que aconteceu em São Paulo.
A partir de sexta-feira (28) os inscritos no Bolsa Família poderão assistir gratuitamente às apresentações do Douver Circus, um projeto circense itinerante que chega à região de Votorantim, no estado de São Paulo. A ideia é promover para crianças, jovens e pessoas em geral que vivem na linha da pobreza o acesso a cultura. Entendendo que muitas delas não teriam condições financeiras de adquirir um ingresso.
É preciso levar em conta que o responsável por uma família acaba tendo que lidar não só com a compra de um ingresso, mas bilhetes suficientes para que todas as crianças possam participar, além dos gastos com alimentação que passeios como esses podem gerar. Foi pensando nisso que o circo decidiu promover essa ação em parceria com o município.
O projeto vai beneficiar 10 bairros da cidade. Ao todo, serão disponibilizadas 300 vagas gratuitas por espetáculo para os inscritos no Bolsa Família. O circo é uma atração cultural e artística, e a participação em eventos como esse podem servir como uma forma de aumentar a carga de conhecimento das pessoas. Além, é claro, de se tratar de uma opção de lazer.
Como inscritos no Bolsa Família podem assistir ao circo gratuitamente?
Para pessoas que não são inscritos no Bolsa Família, os ingressos serão vendidos a R$ 15 para crianças com até 12 anos e R$ 20 para adultos. Menores de 15 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. As primeiras apresentações na cidade acontecerão até o dia 13 de agosto na rua José Maria de Barros, bairro Jardim São Lucas.
A apresentação de estreia está marcado para 20h de sexta-feira (28). As demais apresentações acontecerão às quintas, às 20h, e de sexta-feira a domingo, às 18h e 20h. Após o dia 13 de agosto o circo segue para outro bairro.
Para garantir a entrada gratuita nos espetáculos, os inscritos no Bolsa Família precisam apresentar um documento com foto e o cartão do benefício para retirar até quatro ingressos por pessoa.