FGTS: Quem tem direito ao novo saque? Quando será liberado?

Muito se fala sobre o novo saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A promessa é para que a Caixa Econômica Federal (CEF), banco estatal responsável pelo gerenciamento da poupança trabalhista, pague uma quantia bilionária aos trabalhadores.

FGTS: Quem tem direito ao saque? Quando será liberado?
FGTS: Quem tem direito ao saque? Quando será liberado? (Imagem: FDR)

Mas afinal, quem terá direito ao saque do novo FGTS? Quando os valores serão liberados? Como consultar quanto poderá receber? Essas são as dúvidas mais comuns entre os trabalhadores. E o FDR as responde logo mais!

As respostas para essas e outras perguntas serão respondidas em uma reunião que acontecerá às 09h30 desta terça-feira, 25, entre os representantes do Conselho Curador do FGTS. O parecer é pautado pelo lucro do Fundo de Garantia, apurado e viabilizado anualmente entre os trabalhadores. 

A expectativa é que cerca de R$ 12 bilhões sejam repassados aos cotistas em 2023. Para quem ainda não sabe do que se trata esse lucro, é preciso entender que o dinheiro que compõe o Fundo de Garantia fica aplicado, e tem uma rentabilidade de 3% ao ano mais a taxa referencial (TR). 

Mas não para por aí, além dessa rentabilidade prevista pelo fundo, a Caixa aumenta os ganhos do FGTS emprestando dinheiro das contas para financiar projetos de habitação, saneamento e infraestrutura. Os empréstimos são feitos com juros e, quando são pagos, geram lucro ao fundo. 

É justamente este valor que é distribuído aos trabalhadores que têm contas no FGTS. A distribuição dos lucros começou a ser feita em 2017, referente aos ganhos obtidos em 2016.

Normalmente, o rendimento anual das contas fica acima da inflação. No ano passado, o rendimento do fundo ficou abaixo da inflação pela primeira vez em cinco anos. Ele rendeu 5,83%, inferior à inflação oficial de 10,06% de 2021.

Quem tem direito ao lucro do FGTS?

O lucro obtido pelo FGTS em 2022 será repassado aos trabalhadores com contas ativas e inativas que tinham saldo em 31 de dezembro do mesmo ano. Entretanto, quem começou a trabalhar com direito a FGTS em 2023 não receberá a distribuição dos lucros.

O depósito do lucro será proporcional ao montante que o trabalhador possuía até o último dia do ano passado. Quanto maior o saldo na conta do FGTS, maior será o valor do lucro a ser recebido pelo trabalhador.

CONSULTAR SALDO DO FGTS: VEJA QUANTO VOCÊ TEM E COMO SACAR OS VALORES

Como consultar o recebimento do lucro do FGTS?

O trabalhador pode consultar se o lucro foi depositado pelo aplicativo FGTS. A plataforma está disponível para para Android e iOS. O depósito será identificado como “AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2022”. A Caixa administra o FGTS e, por isso, é a responsável por fazer a distribuição do lucro.

Lucro do FGTS pago nos últimos anos

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile