ENADE 2023: Inscrições se encerram em breve; confira calendário

O INEP encerra em breve as inscrições no ENADE 2023. Exame avalia a qualidade do ensino superior e atribui notas as instituições de ensino públicas e particulares de todo o país. As provas serão aplicadas em novembro desse ano.

ENADE 2023: Inscrições se encerram em breve; confira calendário
ENADE 2023: Inscrições se encerram em breve; confira calendário (Imagem: FDR)

As inscrições para o ENADE 2023 serão encerradas em breve pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame é aplicado aos estudantes que estão concluindo cursos superiores nesse ano.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Juntamente a avaliação de cursos de graduação e a avaliação institucional ele serve de instrumento de avaliação da qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior brasileiras.

“Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior”, explica o INEP.

Enade 2023

A inscrição no exame é feita pelos coordenadores dos cursos superiores de bacharelado e superiores de tecnologia. A inscrição é feita com uso do número do CPF do estudante; depois de realizado o procedimento, a instituição deve informar o estudante.

O ENADE 2023 deve ser feito pelos estudantes dos seguintes cursos:

Cronograma do ENADE 2023

Vale lembrar que a participação no ENADE é obrigatória para aqueles que fazem os cursos listados acima.

Caso o estudante não responda ao questionário e não faça a prova, ficará em situação de irregularidade no ENEDA 2023.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile