- 3º lote de restituição será pago em breve
- Consultas já estão abertas
- Saiba que pode impedir o pagamento da restituição
Nesta semana, a Receita Federal vai pagar um montante de R$7,5 bilhões para mais de 5 milhões de pessoas. Confira todos os detalhes e saiba quem recebe o dinheiro.
O montante será pago no 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Hoje, 24, foram abertas as consultas a este novo lote e a Receita revelou quem vai receber os valores. Este novo lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Receita Federal divulga detalhes sobre o 3º lote de restituição do IR
Os valores ficam disponíveis na próxima segunda, 31, para 5.632.036 contribuintes. Estas pessoas vão receber juntas um montante de R$7,5 bilhões.
Deste total, segundo a Receita, cerca de R$ 5,6 bilhões vão para contribuintes que possuem prioridade legal. Sendo assim, estão inclusos no 3º lote:
- 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.047 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.879.049 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 1.600.964 não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023
Neste ano, a restituição do IR está sendo paga em cinco lotes, de acordo com a Receita. Os pagamentos começam em maio e estão organizados assim:
- 3º lote: Consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho.
- 4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.
- 5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro
No primeiro lote, pago em 31 de maio, uma quantidade recorde de contribuintes foi comtemplada. Foi pago um total de R$7,5 bilhões para 4.129.925 contribuintes. Além das restituições relativas ao ano corrente, foram incluídas ainda restituições remanescentes de anos anteriores.
Estou incluído neste lote? Saiba como consultar
Para conferir se vai receber neste lote, basta entrar no site do Imposto de Renda, observar o menu de opções e clicar em “Consultar a Restituição”. Quem deseja fazer uma consulta simples, acesse esse link e insira o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.
Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.
Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.
Pagamento da restituição
O pagamento da restituição será efetuado na conta bancária inserida pelo contribuinte em sua declaração.
Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores de maneira simples através do Portal BB, acessando esse link.
Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
O que pode impedir o pagamento da minha restituição?
Existem algumas razões que podem impedir o pagamento de sua restituição do Imposto de Renda. Veja:
Malha fina
Quando o contribuinte não recebe o valor é um forte indício de que sua declaração caiu na malha fina. Isto acontece quando a Receita encontra algum erro ou inconsistência nos dados informados.
Para corrigir os erros é preciso fazer a declaração retificadora. O processo é similar ao da declaração original. A única diferença é que no campo “Identificação do Contribuinte”, deve ser informada que a declaração é retificadora.
Erros de digitação
Se na consulta o contribuinte ver a seguinte mensagem: “enviado ao banco para crédito”, mas ele não tiver recebido o dinheiro, pode ser que ele tenha digitado informações erradas como a chave PIX ou a conta corrente para o depósito.
Se este for seu caso, ligue na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).