Em julho acontece mais um pagamento da restituição do Imposto de Renda (IR 2023). Dessa vez, devem ser contemplados 5,6 milhões de pessoas, entre contribuintes com prioridade legal e aqueles sem prioridade. Quem aguardava o pagamento pode finalmente comemorar, porque na próxima segunda-feira (31) o dinheiro já vai cair na conta.
O primeiro lote de restituição do IR 2023 contemplou predominantemente os grupos prioritários. De 4,1 milhões de pessoas, pelo menos 95% eram idosos, pessoas com deficiência ou com renda vinda do magistério. O segundo lote pagou 5,1 milhões de pessoas, sendo que mais da metade eram pessoas que optaram pela versão pré-preenchida da declaração e foram restituídas via PIX.
Em julho, no terceiro lote, o valor de pagamento da Receita Federal é igual ao que foi depositado nos dois primeiros lotes. Os 5,6 milhões de contemplados vão receber juntos R$ 7,5 bilhões. A quantia individual depende do quanto foi declarado como patrimônio, e quais foram os gastos e deduções legais que o contribuinte cadastrou no sistema.
A Receita Federal detalhou qual o número de contemplados na restituição do IR 2023 em cada faixa de prioridade, e no montante sem prioridade. Dessa forma:
- 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; e, por fim
- 3.879.049 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março de 2023.
Como consultar o lote de restituição do IR 2023?
A consulta ao lote de restituição do IR 2023 é liberado sempre uma semana antes do pagamento. Logo, com a liberação do terceiro lote disponível nesta segunda-feira (24), o pagamento está programado para o dia 31 de julho.
O dinheiro caí na conta corrente que o cidadão informou, ou na conta em que a chave PIX de número do CPF foi cadastrada. Não serão contemplados aqueles que estão com alguma pendência, seja com omissão de dados, ou por omissão de pagamento de tarifas. Para verificar se este é o caso, consulte no programa em que enviou a declaração.
- Consulta no App Meu Imposto de Renda – na opção “Consultar restituição”, basta escolher o ano de envio do documento;
- Site da Receita Federal – na opção “Imposto de Renda”, depois “Consultar restituição”, informe CPF, data de nascimento e ano de envio da declaração.