Desde às 10h00 desta segunda-feira (24), os contribuinte que enviaram a declaração do Imposto de Renda (IR), mas ainda não haviam sido restituídos podem consultar o novo pagamento. Ao todo, serão cinco transferências feitas nesse ano, segundo o novo lote de restituição do IR será pago em 31 de julho.
Esse é o terceiro lote de restituição do IR pago em 2023. Agora, faltam mais dois pagamentos até que a Receita Federal finalize completamente as transferências relativas ao envio da declaração desse ano. Em julho serão 5,6 milhões de pessoas contempladas, entre prioritários e não prioritários. Juntos, eles receberão o montante de R$ 7,5 bilhões, mesma quantia paga nos outros dois lotes.
O pagamento acontecerá em 31 de julho na conta bancária cadastrada, ou na conta em que foi informada a chave PIX de número do CPF. Caso a quantia não caia na conta, ainda é possível reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal do Banco do Brasil. O valor fica guardado no BB pelo prazo de um ano, podendo ser resgatado pelo contribuinte.
Além daqueles que enviaram a declaração neste ano, é comum que tenham sido inclusos no novo lote de restituição do IR quem enviou o documento nos últimos anos, mas estava retido. Trata daqueles que caíram na malha fina, corrigiram as informações e agora poderão finalmente sacar a sua restituição.
Como consultar o lote de restituição do IR?
De acordo com dados da Receita Federal, os grupos contemplados no terceiro lote de restituição do IR são:
- idosos acima de 80 anos (16.536 pessoas);
- contribuintes entre 60 e 79 anos (95.047 pessoas);
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou que enfrentam moléstia grave (9.740 pessoas);
- contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério (30.700 pessoas);
- contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento via Pix (3.879.049 pessoas).
Quem se enquadra em um desses requisitos, mas quer ter certeza se finalmente conseguirá acessar o dinheiro deve usar os seguintes canais:
- Consulta no App Meu Imposto de Renda – na opção “Consultar restituição”, basta escolher o ano de envio do documento;
- Site da Receita Federal – na opção “Imposto de Renda”, depois “Consultar restituição”, informe CPF, data de nascimento e ano de envio da declaração.