Valor do 3º lote da restituição do IRPF pode ser CONSULTADO; veja o passo a passo

Dois lotes de pagamentos da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) já foram pagos, mas quem ainda não recebeu começa a se preocupar. A quantia transferida depende do quanto o cidadão declarou como patrimônio, e quais foram as suas deduções registradas no ano anterior. 

Valor do 3º lote da restituição do IRPF pode ser CONSULTADO; veja o passo a passo
Valor do 3º lote da restituição do IRPF pode ser CONSULTADO; veja o passo a passo (Imagem: FDR)

A Receita Federal deve divulgar em breve quais foram os selecionados para o pagamento do 3º lote da restituição do IRPF. No primeiro depósito, feito em maio, dos 4,1 milhões de contemplados pelo menos 90% deles pertenciam ao grupo com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência e com principal fonte de renda provida do magistério.

O segundo pagamento, feito em junho e que pagou 5,1 milhões de pessoas, mais de 3 milhões foram contribuintes que entregaram a declaração até 10 de maio, optaram pela versão pré-preenchida e pela restituição via PIX. Estas foram as regras exigidas pela Receita Federal para antecipar o pagamento, embora não obtivessem prioridade legal esse grupo recebeu preferência nos depósitos.

A partir do terceiro lote de restituição do IRPF, no entanto, a expectativa é de quem sejam inclusos aqueles que não estão em nenhuma regra que garanta a prioridade de pagamento. O dinheiro caí no dia 31 de julho na conta corrente informada, ou no banco em que foi cadastrada a chave PIX de número do CPF. A consulta para saber se foi incluso é liberada no dia 24 de julho. 

Como consultar o 3º lote da restituição do IRPF?

Não ter sido incluso nos dois primeiros lotes não representa um problema. O motivo pode estar relacionado ao fato da demora em enviar a declaração, ou por simplesmente não pertencer ao grupo com prioridade. Mas, quem cumpre com requisitos que dão prioridade e ainda assim não recebeu a restituição do IRPF, vale a pena consultar se caiu na malha fina.

A consulta à malha fina é feita no programa usado para enviar a declaração. Enquanto a consulta a restituição também pode ser feita nestes mesmos canais, ou no site da Receita Federal.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile