O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por auxiliar milhões de brasileiros com os diversos benefícios que são cedidos. Portanto, ele possui uma importância imensa para o país. Então, esta medida que vem sendo estudada busca fazer uma parceria com os transportes públicos; confira agora.
O INSS é essencial para o povo brasileiro. Portanto, são milhões de pessoas que possuem contato constante com o órgão para que os benefícios cedidos pelo Instituto sejam pagos em conta da forma correta. Os auxílios oferecidos pelo INSS são de imensa importância para milhões de cidadãos.
Poderíamos citar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria, salário maternidade, auxílio acidente, auxílio doença; ou seja, muitas pessoas buscam ajuda do órgão para ter acesso à renda. Em outros casos, a pessoa conquistou o direito de receber uma renda mensal do INSS.
Entre muitos casos que vão divergir de cidadão para cidadão, existe uma coisa que é exigida para todos os beneficiários do órgão. Estamos falando da prova de vida, que mostra que o cidadão titular da conta está vivo e apto ao recebimento do valor. Este tipo de comprovação é comum para os cidadãos da 3ª idade.
Então, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou que o órgão está buscando realizar uma parceria com o transporte público para evitar que os idosos tenham que ir à uma unidade da Previdência Social para comprovar a sua vida. Veja detalhes sobre esta proposta que vem sendo estudada abaixo:
INSS busca uso de ônibus para prova de vida
Agora, o presidente do órgão público afirmou que vem estudando a possibilidade de utilizar as digitais do ônibus para comprovar a vida do cidadão nos registros do INSS. Então, é uma medida que vem para beneficiar o cidadão pois ele não vai precisar ir até uma agência e enfrentar uma fila para comprovar que está vivo.
Confira o que foi dito pelo presidente do INSS:
“Estamos nos articulando com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (DF) para que um assegurado nosso, ao passar por uma catraca [de ônibus ou metrô] em que haja identificação biométrica, faça sua prova de vida.”