FIES 2023: Até quando vão as chamadas da lista de espera?

As convocações do FIES 2023 na lista de espera foram iniciadas nessa semana e vão preencher as vagas remanescentes da chamada regular. Estudantes precisam ficar atentos aos prazos para garantir a vaga. Veja até quanto você pode ser convocado.

FIES 2023: Até quando vão as chamadas da lista de espera?
FIES 2023: Até quando vão as chamadas da lista de espera? (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação já fez a convocação de aprovados na lista de espera do FIES 2023. Não ter o nome na lista pode ter entristecido muitos estudantes, mas, calma, ainda é possível realizar o sonho do ensino superior.

Isso porque, o programa não realiza apenas uma convocação de estudantes nessa lista. Se você está se lamentando por não estar participando dela, sugiro que acesse o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior – FIES.

Isso porque, a participação na lista de espera do FIES 2023 é automática.

Ou seja, você não precisava manifestar interesse em participar dela.

Convocação na lista de espera do FIES 2023

As convocações serão feitas pelo Ministério da Educação até o dia 29 de agosto, e serão disponibilizadas no mesmo site acima.

Por sinal, é interessante que o estudante fique acessando o sistema constantemente.

Isso porque novas convocações são feitas e há prazos para todas as etapas.

As vagas disponíveis na lista de espera são remanescentes da chamada regular e demais chamadas.

Ou seja, são vagas que não foram preenchidas pelos estudantes.

Esse é um dos motivos para você acessar o sistema com frequência, pois, se você for convocado e não realizar todas as etapas dentro do prazo, a “sua vaga” volta para a lista.

Depois de ser aprovado você precisa, complementar as informações, o que pode ser feito pelo próprio sistema.

Em seguida você precisa se apresentar à instituição com todos os seus documentos, eles serão validados lá. Após a validação você recebe o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).

Com ele em mãos, você vai até a agência bancária e contrata o financiamento; a matrícula é efetivada só depois de todas essas etapas finalizadas.

Por ser um processo mais demorado, a nossa dica é que você fique atento aos prazos dessa edição do Fundo de Financiamento Estudantil e não deixe para a última hora.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.