Mais do que conquistar uma vaga no ensino superior, muitos estudantes sonham com a nota máxima no ENEM 2023. Exame será aplicado em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro; nessa edição, os estudantes farão apenas a prova impressa.
19 pessoas tiraram a nota máxima na edição anterior do exame, segundo os dados divulgados pelo INEP. O Rio de Janeiro foi o estado quem mais teve notas mil, 4 ao todo. No ENEM 2023 você pode conseguir o desempenho máximo também, basta seguir as nossas dicas.
Como conseguir nota mil no ENEM 2023?
Antes de tudo você precisa entender que a correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio leva em consideração cinco critérios:
- Domínio da norma padrão da língua portuguesa
- Compreensão da proposta de redação
- Seleção e organização das ideias
- Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
- Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos
Sabendo disso, aí vão as nossas dicas:
Conheça a estrutura do texto
Um dos pontos que podem fazer com que sua nota caia bastante, é esperado que o estudante consiga produzir um texto dissertativo-argumentativo. Isso quer dizer que você deve defender seu ponto de vista com base em argumentos.
Por sinal, esses argumentos devem ser relevantes, não dá para dizer que ‘acredita em X coisa e ponto”.
Foque nas competências
Sabe essas 5 competências citadas acima, cada uma delas vale 200 pontos, totalizando os 1.000 pontos da redação do ENEM.
Cada vez que você não atende completamente a uma delas, sua nota é diminuída. Ou seja, é importante entender o que o INEP espera dos participantes em cada competência e buscar melhorar os seus ‘pontos fracos’.
Treine
Esse é um dos pontos de maior atenção na preparação, você precisa exercitar a sua escrita. O ideal é que você peça alguém para corrigir o seu texto.
Outra dica é ler as redações que tiraram nota mil nos anos anteriores; isso pode te fazer entender melhor como produzir o seu texto.
Mantenha-se atualizado
Afinal, o tema da redação ENEM 2023 será de atualidades, isso não significa que um fato que aconteceu nesse ano será abordado.
É muito comum que as pessoas confundam esse conceito de atualidade, quando o INEP afirma que cobra temas atuais, ele está falando de temas que nos impactam atualmente.
Por exemplo, a falta de registro civil, tema em 2021.
Consulte o seu espelho da redação anterior
Essa dica é apenas para quem já fez a prova do ENEM antes. Você sabia que o INEP divulga o espelho da redação? Nele você pode conferir quanto tirou em cada competência e entender melhor o porquê da sua nota final.