Você recebe uma mensagem e não sabe se é de fato do banco, mas, fica com medo de perder a conta e acaba seguindo os passos que recebeu. O Nubank tem alertado sobre um novo golpe que está sendo aplicado aos seus clientes. Veja as dicas para não cair nele.
O Nubank mantém um canal de comunicação direito com seus clientes, inclusive, tem alertado sobre os crimes que estão acontecendo ultimamente. Um novo golpe tem feito com que clientes percam dinheiro e fiquem em estado de alerta.
Imagine a situação: Você recebe uma mensagem avisando que sua conta está bloqueada; durante a conversa é aconselhado a fazer um teste enviando um PIX que teoricamente será estornado.
O desespero acaba aparecendo quando os golpistas utilizam seus dados pessoais, como data de nascimento; o que acaba convencendo o cliente de que o golpe é real.
Como não cair no golpe da conta bloqueada?
Veja abaixo as dicas do Nubank para você se proteger:
- Desconfie sempre de qualquer ligação: nenhuma loja, banco e outros prestadores de serviços vão te pedir a sua senha, por exemplo, em uma chamada;
- Conheça os canais oficiais do seu banco: o ideal é que você tenha o número salvo, assim, quando tentarem se passar pelo banco você saberá mais rápido;
- Desconfie de mensagens de texto via SMS: se você recebeu uma mensagem SMS com o nome do seu banco dizendo que há algo de errado com a sua conta, desconfie. Se aparecer um 0800, não ligue e procure o canal de comunicação oficial;
- Também não é normal que peça um PIX em troca de algum serviço;
- Ficou em dúvida? Não faça nada até ter confirmar que está falando com o seu banco;
- Mesmo que você tenha recebido alertas reais sobre transações suspeitas, nunca faça PIX ou outras transações no seu app com base em uma ligação supostamente recebida pela sua instituição;
- Não baixe nenhum aplicativo fora da loja oficial do seu celular, nem clique em links suspeitos;
- Proteja suas senhas, não só as do aplicativo do banco, mas também a do e-mail de recuperação que você utiliza na conta. Troque essa senha com frequência e, quando possível, use autenticação de dois fatores.
Por fim, utilize os canais de comunicação oficiais do Nubank: o chat do app, o telefone 0800 608 6236 e o e-mail meajuda@nubank.com.br.