O AliExpress se tornou um dos sites de compra mais acessados pelos brasileiros. Na última sexta, 14, a empresa anunciou uma grande novidade para o público. Confira os detalhes.
Através de uma nota, o AliExpress comunicou que apoia o novo programa de conformidade de remessas internacionais, batizado pelo governo federal de “Remessa Conforme”. O programa será implementado no Brasil a partir do próximo mês.
AliExpress adere ao programa do governo
Na nota, segundo o Valor Econômico, a empresa afirma que “recebe com otimismo” o novo programa e que ele é uma forma de garantir “maior transparência e eficiência ao ecossistema de comércio eletrônico internacional do país”.
Todas as empresas que aderirem ao novo “Remessa Conforme”, tem direito a isenção do imposto de importação de 60% em envios de até US$50. Estas empresas poderão ainda mandar produtos para o Brasil com liberação automática das remessas nos Correios.
Na visão do AliExpress, esta decisão “continua permitindo que os consumidores brasileiros comprem internacionalmente diversos produtos a preços razoáveis”, segundo o Valor.
O novo programa do governo vai beneficiar o comércio eletrônico internacional para o Brasil e também do Brasil para o exterior.
Varejo brasileiro se mostra contra
Na visão das empresas varejistas do país, esta isenção no imposto vai provocar um desequilíbrio tributário. Sites internacionais que conquistarem a isenção vão pagar somente 17% de ICMS.
Já as empresas nacionais precisam arcar com tributos locais (federais, estaduais e municipais). Para as empresas nacionais, a carga tributária varia entre 80% a 130% em toda a cadeia produtiva e de distribuição, de acordo com o IDV, instituto do setor.
“Estamos empenhados em trabalhar em colaboração com as autoridades brasileiras para ajudar a promover o desenvolvimento da economia digital do Brasil”, afirmou o AliExpress, do grupo Alibaba, segundo o Valor Econômico.
A Cainiao, operação logística do Grupo Alibaba, possui um acordo de distribuição no Brasil com os Correios.
O AliExpress é um serviço de varejo on-line fundado em 2010, pertencente ao conglomerado chinês Alibaba Group ou Grupo Alibaba.